Abastecimento de Água registra aumento da aprovação em Osasco
Soma de ótimo e bom sobe para 71,3%; rejeição tem queda de 10,2% para 5%
JULHO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE
Levantamento realizado em Osasco (Cidade de Grande Porte) pela INDSAT revelou que a aprovação do Abastecimento de Água aumentou de 68,2% em novembro de 2020 para 71,3% em julho deste ano. A mudança foi acompanhada por uma queda expressiva na rejeição, considerando 10,2% em novembro e atuais 5% de ruim e péssimo.
Na avaliação do serviço local comparado ao desempenho observado nas demais CGPs, Osasco está abaixo da média do agrupamento: com 740 pontos e Alto Grau de Satisfação, a nota do Abastecimento é menor que das demais cidades, de 745 pontos. Apesar da diferença, o setor está em 2º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram entrevistados 600 moradores maiores de 16 anos. Os dados obtidos consideram margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.
De acordo com dados divulgados pelo portal do governo “Água e Saneamento”, toda a população da cidade é atendida com abastecimento de água, número superior à média do Estado de São Paulo (96,2%) e do país (83,71%).
Seguindo a proposta de divisão da INDSAT dos bairros de Osasco, os setores seriam definidos da seguinte forma:
A partir da divisão, é possível identificar as avaliações do serviço em cada setor da cidade. Neste caso, a maior aprovação registrada em Osasco foi observada no setor 2 (Quitauna, Km 18, Jardim das Flores e arredores), com 71% de ótimo e bom, seguida do setor 6 (Três Montanhas, Portal D’Oeste, Helena Maria e vizinhanças), com 70,3%.
A rejeição do serviço, relativamente baixa em todos os setores, foi mais expressiva nos setores 3 (Santo Antônio, Padroeira, Metalúrgicos e proximidades) e 2, com 16,8% e 10% de ruim e péssimo, respectivamente.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Osasco alcance 682.876 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comentarios