Abastecimento de Água em Piracicaba tem 59,6% de aprovação e 18,7% de rejeição
Serviço apresentou melhora entre novembro e maio deste ano. Em alguns bairros, no entanto, rejeição passa de 30%
MAIO DE 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE
O Abastecimento de Água de Piracicaba (Cidade de Grande Porte) registrou aumento de mais de 25 pontos percentuais na aprovação do serviço entre o período de novembro de 2020 a maio de 2021. No final do ano anterior, a aprovação foi de 33,7% de ótimo e bom. Na primeira semana de maio deste ano, a aprovação saltou para 59,6% (2,5% de ótimo e 57,1% de bom).
Ainda que em menor escala, a rejeição também apresentou mudanças, caindo de 34,7% em novembro para 18,7% em maio (12,3% de ruim e 6,4% de péssimo). Na avaliação geral, o serviço recebeu 674 pontos e se classificou com Alto Grau de Satisfação, ocupando o 6º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços da cidade. Os dados foram coletados através de pesquisa realizada com 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.
Na divisão proposta pela INDSAT para avaliar o serviço nos diferentes bairros da cidade, é possível observar diferenças na avaliação do Abastecimento, conforme o mapa abaixo:
Entre as avaliações distribuídas por setores, a maior aprovação foi registrada no setor 3 (Paulicéia, Jaraguá e Paulista), com 72,6%, seguida do setor 6 (Santa Terezinha, Balbo e Vila Sônia), com 67,4% de aprovação. Já a rejeição chegou a 31,4% no setor 2 (Piracicamirim, Cecap, Dois Córregos e Jardim Morumbi) e 25% no setor 5 (Vila Rezende, Algodoal e Mário Dedini).
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Piracicaba alcance 391.464 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comments