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Abastecimento de Água de Paulínia alcança Grau de Excelência

Com 811 pontos, serviço conquista o nível mais alto de satisfação da INDSAT


OUTUBRO DE 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Primeiro colocado entre os 16 serviços públicos da cidade, Abastecimento conquista Grau de Excelência. / Foto: Divulgação/Sabesp

Classificado como o melhor serviço de Paulínia (Cidade de Médio Porte - CMP), o Abastecimento de Água alcançou em outubro o Grau de Excelência, nível mais elevado de satisfação da INDSAT. O setor recebeu 811 pontos nas pesquisas realizadas com 400 moradores maiores de 16 anos, ultrapassando a média das CMPs, de 770 pontos, e se destacando como o único serviço avaliado com excelência na cidade.

Além do destaque na pontuação, as avaliações positivas do Abastecimento também alcançaram um patamar expressivo: com 89,4% de ótimo e bom, o resultado é o maior atingido pelo setor no período entre novembro de 2020 a outubro deste ano, variando entre 86,4% no final do ano anterior, 73,5% em março e 86,4% em junho.

O cenário da rejeição seguiu o mesmo caminho satisfatório, registrando o menor patamar em outubro, com 4,3% de ruim e péssimo. Desde o ano anterior, as avaliações negativas oscilaram entre 4,8% em novembro, 6,3% em março e 5,1% em junho. Os números das pesquisas consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na divisão proposta pela INDSAT, os bairros de Paulínia são agrupados da seguinte maneira:

Desta forma, é possível observar que a maior aprovação foi registrada no setor 2 (Jardim Calegaris, Jardim Fortaleza, Jardim Vista Alegre e redondezas), com 62,5%, seguida do setor 3 (João Aranha, Jardim Ibirapuera, Residencial Marieta Dian e vizinhanças), com 54,4%. Já a rejeição foi mais relevante no setor 5 (Jardim Leonor, Alto de Pinheiros, São Domingos), com 25%, seguida do setor 1 (Área Central, Vila Bressani, Vila Presidente Médici), com 22,8%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Paulínia alcance 106.781 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


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