top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Abastecimento de Água de Cosmópolis retorna ao Alto Grau de Satisfação

Após queda expressiva no 1º semestre de 2023, serviço volta a atingir nível elevado de satisfação entre moradores


JULHO DE 2023 - CIDADES DE PEQUENO PORTE

Novos projetos podem refletir no aumento da aprovação do serviço, que saltou de 33,2% para 56,6%. / Foto: Divulgação/PMC.

Retomando o Alto Grau de Satisfação da INDSAT, o Abastecimento de Água de Cosmópolis atingiu 663 pontos. O desempenho indica melhora no serviço após queda expressiva observada no 1º semestre de 2023, quando o Abastecimento recebeu 561 pontos e Grau Médio de Satisfação. A pontuação atual obtida em julho deste ano se aproxima dos patamares mais elevados observados na cidade, como os 704 pontos que fecharam o ano de 2022. Mesmo com a mudança positiva, a nota do Abastecimento ficou abaixo da média das Pequenas Cidades, que registraram 738 pontos.

Avaliado em 6º lugar entre os 16 serviços públicos de Cosmópolis, o Abastecimento ficou entre os 7 serviços que receberam o Alto Grau na cidade.

A pesquisa contou com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. Do total, 56,6% disseram aprovar o Abastecimento da CPP (4,5% de ótimo e 52% de bom), resultado mais elevado que o obtido em março deste ano (33,2%). A taxa indica mais uma oscilação na aprovação do serviço, que chegou a 82% em novembro de 2020, 47,1% em janeiro e 66,9% em dezembro de 2022.

As alterações expressivas também foram observadas na rejeição. Na pesquisa recente, 20,5% rejeitaram o serviço (11,4% de ruim e 9,1% de péssimo). Em março, o número chegou a 42,1%. Ao longo de todo o período entre novembro de 2020 a julho deste ano, as avaliações negativas do Abastecimento de Cosmópolis registraram diversas mudanças, chegando a 6,8% no final de 2020 até o resultado mais elevado em março deste ano. Os números apresentados pela INDSAT refletem exclusivamente a opinião dos moradores, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Em maio deste ano, a prefeitura municipal anunciou o início das obras do novo reservatório da Vila Cosmo, "obra importante que terá um papel fundamental na distribuição de água em toda a região e bairros do entorno". Com capacidade de 1 milhão de litros, o projeto "integra o programa de melhorias no sistema de abastecimento de água na cidade". Além do reservatório, uma nova adutora para captação de água do Rio Jaguari começou a ser construída no mesmo período, visando diversificar as fontes de abastecimento na cidade e garantir a oferta adequada à população.


Metodologia O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Cosmópolis alcance 73.161 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).




Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page