1 - 970x250 (3).jpg

Abastecimento é o 2º melhor serviço de Vinhedo pela INDSAT

Estudo desenvolvido com a participação dos moradores concede Alto Grau de Satisfação para o setor


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Avaliações do serviço registraram alta em junho, atingindo 78,8% na CPP. / Foto: Divulgação/PMV.

Pesquisas realizadas pela INDSAT no 2º trimestre de 2022 em Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte - CPP) classificaram o Abastecimento de Água como o 2º melhor avaliado entre 16 setores públicos da CPP, atingindo 761 pontos e Alto Grau de Satisfação. O resultado supera tanto a média do agrupamento, de 736 pontos, quanto os números alcançados pelo serviço no 1º trimestre (726 pontos), representando o maior patamar do Abastecimento desde abril do ano anterior, quando recebeu 790 pontos da INDSAT. O estudo desenvolvido em Vinhedo conta com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos.


Assim como observado na pontuação, os resultados da aprovação também apresentaram taxas superiores nas pesquisas, fechando o estudo de junho com 78,8% de avaliações positivas (10,6% de ótimo e 68,2% de bom). A taxa atual representa alta expressiva em relação ao final de 2021 e começo de 2022, quando as avaliações positivas atingiram 48,3% e 67,5%, respectivamente. Em relação aos demais meses de 2021, o número obtido em junho deste ano só não superou o patamar de abril do ano anterior, de 87,9%. Os dados coletados pela INDSAT consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Com um cenário diferenciado, a rejeição do Abastecimento em Vinhedo fechou os resultados de junho com números baixos de avaliações negativas, somando 6,6% de ruim e péssimo. A taxa é superior ao obtido em março (5,8%), mas mantém a queda significativa registrada após o mês de março (27,3%), maior patamar do período abril de 2021 (4%) e junho deste ano.

As mudanças observadas nas pesquisas da INDSAT podem refletir as melhorias no serviço divulgadas pela prefeitura municipal através da Sanebavi (Saneamento Básico de Vinhedo), que tem realizado obras de manutenção e melhoria no sistema da água bruta da Represa 1. De acordo com as informações publicadas no portal da administração pública, as atividades incluem modernização do sistema e melhora do desempenho dos equipamentos, obras que fazem parte do conjunto de ações de infraestrutura planejadas pela Sanebavi para otimizar o abastecimento para os moradores de Vinhedo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).

Recentes