top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Abastecimento é avaliado como melhor serviço público de Poá

Alto Grau de Satisfação e 774 pontos classificam o setor em 1º lugar na cidade


JULHO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Recebendo as pesquisas da INDSAT pela primeira vez, Poá estreou no agrupamento de Cidades de Médio Porte (CMP) avaliadas por seus serviços públicos. Entre os 16 setores considerados no levantamento, o Abastecimento de Água alcançou o 1º lugar no ranking doméstico da INDSAT, registrando 774 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores entrevistados pelo estudo. Com critérios que classificam a satisfação dos serviços desde Baixíssimo Grau até o Grau de Excelência, o desempenho do Abastecimento iniciou em posição elevada nas pesquisas na CMP, a 26 pontos de atingir o nível mais alto de satisfação do indicador, a partir de 800 pontos. A nota do setor se aproxima da média das demais cidades do agrupamento, que registraram 778 pontos no início do 2º semestre de 2023.


400 moradores foram entrevistados no levantamento realizado em Poá. Do total, 81,6% disseram aprovar o Abastecimento da cidade, divididos entre 9,3% de avaliações de "ótimo" e 72,3% de "bom". A rejeição é formada por 1% de "ruim" e 1,5% de "péssimo", totalizando 2,5% de avaliações negativas no serviço. Os dados obtidos pelas pesquisas consideram margem de erro de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.

Entre os problemas apontados pelos entrevistados, a falta de água representa apenas 0,3% dos resultados. Nos bairros da cidade agrupados por setores, a maior aprovação do Abastecimento de Água foi observada no setor 3 (Vila Júlia, Vila São João, Jardim Cândida e arredores), com 88,4%, A maior rejeição foi obtida no setor 5 (Nova Petrópolis, Jardim Ruth, Vila Eureka e proximidades), com 5,2%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Poá alcance 117.806 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page