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INDSAT

80,4% aprovam a Limpeza Pública de Indaiatuba

Entre os entrevistados 9,3% avaliam o serviço como "ótimo" enquanto 71,1% classificam o setor como "bom"


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Posicionado como 5º melhor serviço da cidade, Limpeza se mantém acima da média das CMPs nas pesquisas da INDSAT. / Foto: Divulgação/PMI.

Cidade integrante do agrupamento de Médio Porte, Indaiatuba (CMP) teve seu serviço de Limpeza Pública avaliado positivamente por 80,4% dos moradores entrevistados pela INDSAT na 1ª semana de março. Divididos entre 9,3% de ótimo e 71,1% de bom, a maior parte dos participantes do levantamento aprova o serviço prestado na cidade, mesmo com a indicação de ligeira queda no comparativo com o estudo anterior, de dezembro de 2022 (84,5%).

Os índices de aprovação da Limpeza, que já chegaram a 85,1% em junho de 2021 e 86,6% em dezembro do mesmo ano, mantiveram os patamares elevados no levantamento da INDSAT. Mesmo com a mudança negativa no último trimestre, a soma de ótimo e bom do serviço permaneceu alta entre os moradores. Na análise do perfil demográfico da população, divida entre faixa etária, nível de escolaridade, gênero e religião, o resultado mais elevado da Limpeza foi registrado entre a população de escolaridade superior, com 86,5%.

Na rejeição, a Limpeza indicou 4,5% de avaliações negativas em Indaiatuba, soma de 3,5% de ruim e 1% de péssimo. O número é maior que os dados obtidos no levantamento anterior, com 4%, assim como o comparativo com o mesmo período do ano anterior, quando o setor apresentou 3,8% em março de 2022. Já entre a divisão dos moradores, a maior rejeição foi observada entre a população de 16 a 30 anos, com 6,6% de avaliações negativas.

A avaliação geral dos serviços de Indaiatuba realizada pela INDSAT reflete a satisfação dos moradores em relação aos setores públicos. Assim, com 768 pontos, a Limpeza recebeu Alto Grau de Satisfação na cidade, acima da média das CMPs, de 747 pontos. O patamar atual é mais baixo que os resultados registrados nos últimos levantamentos, mas se mantém acima da média do agrupamento desde novembro de 2020. Na classificação dos 16 serviços da cidade, a Limpeza ocupa a 5ª posição do ranking doméstico da INDSAT.

As operações "Bairro Limpo" continuam em atividade na cidade de acordo com a prefeitura municipal, recolhendo entulhos, objetos e móveis velhos descartados pela população. Além da retirada de materiais, a equipe responsável pela limpeza da cidade também realiza nas operações os serviços de limpeza de bueiros, roçagem e demais atividades de manutenção nos bairros.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Indaiatuba alcance 247.890 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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