top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

74,3% sentem a presença da Guarda nas ruas de Vinhedo

Indicador é maior que o observado no ano anterior, quando 58,5% dos entrevistados disse perceber o serviço nas ruas


JULHO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Para 67% dos moradores, a Guarda Municipal tem realizado comandos e blitz suficientes. 33% acha que as operações não são suficientes. / Foto: Divulgação/PMV.

Vinhedo teve a Guarda Municipal avaliada em pesquisa recente da INDSAT, considerando indicadores como nível de satisfação, avaliações positivas e negativas e a percepção da presença da equipe nas ruas da Cidade de Pequeno Porte (CPP). 74,3% dos entrevistados no levantamento de julho disseram sentir a presença da Guarda Municipal em Vinhedo, patamar mais elevado que o observado há um ano (58,5%). Já no comparativo com a pesquisa anterior, realizada em abril, 75,3% indicaram reconhecimento físico do serviço nas ruas da CPP. Entre os moradores com a opinião contrária, o indicador chegou a 25,8% em julho e 24,8% em abril deste ano.

Na análise geral, a Guarda registrou 69,6% de aprovação (13,8% de ótimo e 55,8% de bom). O número representa ligeira queda em relação aos dados obtidos em abril, considerando 72,8% de avaliações positivas. Há um ano, a aprovação atingiu 44,3% na cidade.

Com o menor resultado nos últimos dois anos avaliando o período entre novembro de 2020 e julho deste ano, a rejeição atual indicou 8,4% de avaliações negativas, soma de 4,3% de ruim e 4,1% de péssimo. Os dados obtidos no levantamento consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa avalia 16 serviços públicos de Vinhedo entre critérios de satisfação como Baixíssimo Grau até Grau de Excelência. A Guarda Municipal se classifica em 11º lugar no levantamento, atingindo Alto Grau de Satisfação com 742 pontos na INDSAT. A nota se mantém acima da média das CPPs, de 698 pontos, e representa a maior pontuação do serviço em todo o período entre o final de 2020 e julho de 2023.

Segundo informações do portal de notícias da prefeitura municipal, ações como aulas gratuitas para mulheres tem sido realizadas pela Guarda Municipal da CPP, com objetivo de oferecer noções básicas de defesa pessoal para as moradores. "As aulas serão ministradas pelos próprios guardas de Vinhedo, com o objetivo de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher ", informa a prefeitura. A equipe da Guarda também tem recebido novos treinamentos na cidade a respeito da nova legislação de trânsito.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Vinhedo alcance 73.371 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page