• INDSAT

74,1% aprovam Qualidade da Água em Arujá

Atributo alcançou Alto Grau de Satisfação em levantamento realizado pela INDSAT


MARÇO de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Qualidade da Água fornecida pela Sabesp agrada a maioria dos moradores de Arujá / Foto: Ilustração

A última pesquisa realizada pela INDSAT em Arujá (Cidade de Pequeno Porte) revelou que mais da metade da população aprova a Qualidade da Água da cidade. No levantamento realizado na quarta semana de março com 400 moradores maiores de 16 anos, 74,1% dizem aprovar o serviço, sendo 6,8% ótimo e 67,3% bom. A rejeição é de 5,5%, considerando 4% ruim e 1,5% péssimo.

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia 16 serviços da cidade, Arujá recebeu 748 pontos e se classificou em 2º lugar entre os demais setores, garantindo Alto Grau de Satisfação. A pontuação é mais alta que a média das CPP’s, de 703 pontos. O estudo tem margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Apesar de ser apenas o primeiro estudo realizado em Arujá pela INDSAT, o resultado já dá sinais promissores de um futuro melhor em saneamento básico para toda a região. De acordo com o portal do Governo de São Paulo, Arujá passou a integrar, em setembro de 2020, o grupo de cidades beneficiadas pelo Projeto Tietê, maior programa de saneamento ambiental do país e executado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O projeto visa trabalhar pela despoluição do Rio Tietê em todo território paulista e está em fase de obras na Região Leste, que atenderá Arujá através de interceptores como Tietê ITI-15 e ITi-16, entre outros, consistindo em grandes tubulações destinadas a receber e transportar o esgoto para tratamento.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Arujá alcance 90.958 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
6115_b_s11_DB_indsat_970x250.png