top of page

67,5% dos moradores acreditam que São José dos Campos avançou nos últimos anos

Maior parte dos entrevistados diz perceber a evolução da cidade nas pesquisas de satisfação da INDSAT


OUTUBRO DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Pesquisa indica avaliações positivas sobre a cidade. / Foto:Claudio Vieira/PMSJC

Levantamento da INDSAT realizado em São José dos Campos (Cidade de Grande Porte - CGP) mostrou que 67,5% dos moradores entrevistados pelas pesquisas de satisfação acreditam que a cidade avançou nos últimos anos. O número representa mais da metade dos 600 participantes do estudo, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança. As pesquisas revelam que 25,7% dos entrevistados indicaram opinião contrária, avaliando que São José dos Campos "ficou parada", enquanto 5,2% opina que a CGP "andou para trás".

As análises da INDSAT também coletaram a opinião da população a respeito do andamento da cidade, entre avaliações sobre estar no "rumo certo" ou "na hora de mudar". 52,7% dos moradores aprovam a situação atual de SJC, indicando satisfação sobre o andamento da CGP. Outros 45,7% indicaram opiniões contrárias, opinando sobre estar na hora de mudar São José dos Campos.

De modo geral, a maior preocupação indicada pelos moradores são questões relacionadas à saúde, segurança, desemprego e trânsito, ocupando as maiores taxas de indicações de problemas apontadas nas pesquisas da INDSAT. Na análise da população, 94,2% se diz satisfeito de morar em SJC, enquanto 5,3% não está satisfeito vivendo na cidade. A média do doméstica dos serviços da CGP, isto é, a média de todos os 16 serviços públicos considerados em São José dos Campos, alcançou 699 pontos, representando Alto Grau de Satisfação na INDSAT.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que São José dos Campos alcance 722.772 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page