Qualidade de Vida de São Bernardo do Campo se aproxima do Alto Grau de Satisfação

05/03/2020

Segmento analisado pela INDSAT fechou 2019 com 641 pontos

 

4º trimestre/2019

 

 Foto: Divulgação

 

A Qualidade de Vida de São Bernardo do Campo está a apenas nove pontos do Alto Grau de Satisfação. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT durante o 4º trimestre de 2019. O setor analisado registrou 641 pontos e por enquanto está com Grau Médio de Satisfação. 

 

Com o segmento de Qualidade de Vida, a INDSAT busca compreender a percepção geral dos moradores em relação à cidade. O setor pode ser relacionado com outras áreas também analisadas pelo instituto, como Segurança, Iluminação Pública, Geração de Empregos e Cultura, por exemplo.

 

Ao todo, 16 serviços públicos são analisados. Ao final dos levantamentos, a INDSAT elabora o ranking satisfação dos setores. O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos setores que registram entre 650 e 799 pontos pela escala INDSAT. O instituto calcula o índice a partir da avaliação feita pelos moradores. 

 

 

Atualmente, a Qualidade de Vida é o 5º melhor setor avaliado em São Bernardo do Campo. A pesquisa mostra que o setor chegou a ter Alto Grau de Satisfação durante todo o ano de 2017, mas começou a apresentar índices medianos a partir de 2018. A Qualidade de Vida chegou a atingir 686 pontos em 2017.

 

No ano retrasado, o melhor resultado apresentado foi de 646 pontos. Já em 2019, a Qualidade de Vida recebeu 599 e 621 pontos na primeira metade do ano. No 3º trimestre, o índice foi de 635 pontos. Atualmente, a satisfação está estabilizada.

 

 

 

Pertencente ao grupo das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, a cidade de São Bernardo do Campo possui aproximadamente 830 mil habitantes e está a cerca de 22 km da capital paulista. O município faz limite com São Paulo, Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, Cubatão e São Vicente.

 

Índice de satisfação reflete a opinião da população
 

Para calcular o índice de satisfação do setor, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 600 moradores em São Bernardo do Campo.

 

A Qualidade de Vida recebeu 37% de “ótimo” e “bom”, 49% de “regular” e 14% de “ruim” e “péssimo”. Por isso, a satisfação está mediana.

 

 

A INDSAT também realiza pesquisas trimestrais nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Abastecimento de Água é o 2º melhor serviço avaliado em Limeira

30/06/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo