Educação recebe Baixo Grau de Satisfação em Mauá
4º trimestre/2019
Foto: Prefeitura de Mauá
É a terceira vez consecutiva que a Educação Pública de Mauá recebe Baixo Grau de Satisfação. Desta vez, o segmento registrou 481 pontos. A pesquisa se refere ao 4º trimestre de 2019 e foi realizada pela INDSAT.
Apesar de estar estabilizada, a satisfação com a Educação de Mauá está abaixo do esperado, já que o segmento chegou a registrar índices superiores a 500 pontos em levantamentos anteriores.
Em 2017, por exemplo, o menor índice apresentado foi de 544 pontos. Já o maior foi de 567. Em 2018, as pontuações ficaram entre 470 e 555 pontos. Ou seja, oscilaram entre Baixo Grau e Grau Médio de Satisfação.
No primeiro levantamento do ano passado, a Educação chegou a receber 530 pontos. O cenário, porém, não se concretizou. Logo no 2º trimestre de 2019, a satisfação caiu para 493 pontos. Atualmente, a Educação é a 11ª melhor área avaliada em Mauá.
A análise histórica trimestral da INDSAT é realizada a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 600 moradores em Mauá.
Por isso, os resultados refletem apenas a opinião dos moradores. Do total, 12% disseram que a Educação Pública de Mauá está “ótima” ou “boa” e 42% responderam que está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 21%.
A INDSAT pesquisa 16 serviços públicos em Mauá. As 10 maiores cidades do Estado de São Paulo fazem parte da cobertura trimestral do instituto. O Aglomerado Urbano Piracicaba e a Região Metropolitana de Campinas (RMC) também são estudadas.