top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

INDSAT inicia dia 13/01 divulgação dos índices do último trimestre de 2019


Serviços públicos prestados em 36 municípios do Estado de SP e serão analisados pelo instituto e publicados no portal

No próximo dia 13 de janeiro, a INDSAT vai iniciar uma nova rodada de divulgação das pesquisas, desta vez referentes ao 4º trimestre de 2019. Serviços públicos prestados em 36 municípios do Estado de São Paulo serão analisados pelo instituto e publicados no portal. O objetivo é indicar a qualidade da prestação dos serviços públicos e comparar os índices de satisfação em relação aos levantamentos anteriores.

A partir das pesquisas, a INDSAT busca compreender a percepção dos moradores em relação aos serviços prestados nos municípios. O instituto estabelece a pontuação final do segmento baseando-se em uma metodologia exclusiva de classificação. Os moradores avaliam 16 áreas diferentes dizendo se o serviço prestado está “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

Para cada percentual de “ótimo”, o segmento conquista 10 pontos. Para cada percentual “bom”, são somados 8 pontos. Cada avaliação “regular” recebe 6 pontos. Já para cada percentual de “ruim”, o setor registra 4 pontos. Cada “péssimo” soma 2 pontos.

Os levantamentos são trimestrais, sendo realizados quatro por ano. Coleta de Lixo, Educação, Saúde, Segurança, Transporte Público, Qualidade de Água, Abastecimento de Água, Iluminação Pública, Trânsito, Cultura, Asfalto, Geração de Empregos, Qualidade de Vida, Guarda Municipal, Merenda Escolar e Limpeza Pública são as áreas analisadas pela INDSAT.

Em todo o Estado de São Paulo, 16.800 pessoas são entrevistadas de três em três meses. Os 36 municípios são divididos em três grandes grupos: 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), sendo 6.000 entrevistas; 10 maiores do Estado; com 6.000 entrevistas e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba, com 4.800 entrevistas.

Outro destaque da INDSAT é a divulgação sobre os primeiros resultados da corrida eleitoral nos municípios. O instituto continua publicando dados sobre as Eleições Municipais de 2020, acompanhando acompanhar a movimentação político-eleitoral das 36 cidades até outubro deste ano.

As pesquisas da INDSAT já foram destaques em veículos de comunicação como EPTV Campinas e SP Record. Além de divulgar os resultados de satisfação com os serviços, os representantes do instituto concedem entrevistas e se posicionam sobre as informações divulgadas. A INDSAT também está no Facebook e no Instagram, proporcionando debates entre os seguidores das páginas e divulgando novos resultados todos os dias.

HISTÓRIA

Em 2013, os fundadores da INDSAT utilizaram o cenário de manifestações pelo Brasil para entender, de forma mensurável, o grau de satisfação da população em relação à qualidade dos serviços públicos prestados nas cidades.

Com alto rigor metodológico exigido pelo mercado, o instituto acredita que só é possível promover melhorias necessárias quando agentes políticos, prestadores de serviços e cidadãos estão bem informados. Assim, as avaliações feitas pelos moradores são transformadas em notícias que incentivam o debate e a interação pelos próprios internautas.

A população tem em mãos um material gratuito e baseado em dados estatísticos para que, dessa forma, entendam, discutam e tirem suas próprias conclusões a respeito do que o poder público tem de fato oferecido aos cidadãos.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page