Limpeza de Araras tem 35% de ótimo e bom; ruim e péssimo somam 37%
Pesquisa mostra que serviço divide opiniões na cidade
3º trimestre/2019
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Araras
A Limpeza Pública da cidade de Araras é classificada como ótima ou boa por 35% dos moradores. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT no 3º trimestre de 2019. Do total de entrevistados, 28% afirmam que o serviço está “regular”. A reprovação é de 37%.
Com opiniões divididas, a pesquisa realizada pela INDSAT mostra que a avaliação mediana da Limpeza Pública é apresentada há quase um ano em Araras.
Para facilitar a análise histórica, a INDSAT utiliza os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para calcular o índice de satisfação dos serviços públicos. Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação aos serviços prestados. São entrevistados 400 moradores em Araras.
A cidade participa da cobertura do instituto desde o último trimestre de 2017, assim como toda a região do Aglomerado Urbano Piracicaba. No primeiro levantamento realizado na cidade, a Limpeza Pública recebeu Alto Grau de Satisfação e 704 pontos.
Nos levantamentos seguintes, as pontuações ficaram entre 652 e 676 pontos. A partir do último trimestre de 2018, porém, o cenário começou a mudar: Araras registrou 630 pontos em Limpeza Pública e recebeu Grau Médio de Satisfação pela primeira vez. A partir de então, o serviço passou a receber apenas índices medianos. Atualmente, a Limpeza está entre os quatro piores serviços avaliados na cidade.
A INDSAT analisa a satisfação de 16 serviços públicos em Araras e outras 12 cidades da região. As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e as 10 maiores cidades do Estado também estão dentro da cobertura.
O instituto já começou a acompanhar as primeiras movimentações para as Eleições Municipais de 2020. Até outubro do ano que vem, a INDSAT vai publicar os resultados trimestrais dos possíveis candidatos.