Saúde é pior setor avaliado em Sorocaba
3º trimestre/2019
Foto: Divulgação
Entre 16 serviços públicos analisados em Sorocaba, a Saúde Pública é a pior área avaliada pelos moradores. A constatação foi feita pela INDSAT durante o 3º trimestre. Com 385 pontos, o setor recebeu Baixo Grau de Satisfação.
A Saúde está atrás de segmentos como Abastecimento de Água, Iluminação, Educação Pública e até mesmo Geração de Empregos. Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados.
A Saúde recebe índices insatisfatórios desde o início de 2017, ano em que as pontuações apresentadas ficaram entre 429 e 461 pontos. No ano passado, a Saúde recebeu seu menor índice de satisfação: 377 pontos.
O Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos setores que recebem entre 350 e 499 pontos. O cálculo é realizado levando em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e péssimo”, utilizados pelos moradores para opinar sobre os serviços públicos.
Do total de entrevistados, apenas 6% disseram que a Saúde está “ótima” ou “boa”. Avaliações regulares somam 22% e a reprovação é de 72%.
A Saúde é mais insatisfatória para moradores que possuem mais de 50 anos de idade. Quando apenas a escolaridade é levada em conta, pessoas com Ensino Fundamental são as mais satisfeitas.
A INDSAT analisa a satisfação com os serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado, nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.