São Bernardo do Campo tem a pior Qualidade da Água entre as 10 maiores
3º trimestre/2019

Foto: Divulgação | SABESP
São Bernardo do Campo está na última posição do ranking de Qualidade da Água entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. O levantamento realizado pela INDSAT no 3º trimestre de 2019 indica que o serviço prestado pela Sabesp tem Grau Médio de Satisfação.
A cidade foi a única a registrar índice de satisfação considerado mediano pelo critério da INDSAT. Os outros 9 municípios analisados receberam Alto Grau de Satisfação, com pontuação superior a 670 pontos.
O Grau Médio é atribuído aos segmentos que registram entre 500 e 649 pontos. Já o Alto Grau de Satisfação se refere aos setores que conquistam entre 650 e 799 pontos.
Esta é a terceira vez consecutiva que a Qualidade da Água recebe índices medianos em satisfação. Até então, o serviço prestado tinha Alto Grau de Satisfação.
Entre 2017 e 2018, os índices oscilaram entre 660 e 691 pontos. Já no início de 2019, a Qualidade da Água recebeu 641 pontos e Grau Médio de Satisfação pela primeira vez. A partir desse levantamento, o cenário se estabilizou. Agora, a Qualidade da Água é o 7º melhor serviço público avaliado na cidade.

Ao todo, a INDSAT analisa a satisfação de 16 serviços públicos. O índice é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 600 moradores em São Bernardo do Campo.
A Qualidade da Água recebeu 48% de “ótimo” e “bom”, 27% de “regular” e 25% de “ruim” e “péssimo”.

Além de analisar a percepção dos moradores em relação à qualidade dos serviços públicos prestados, a INDSAT acompanha a movimentação política para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai divulgar os resultados trimestrais até outubro do ano que vem.