top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Governo Doria tem 34% de aprovação na RMC; Bolsonaro é aprovado por 39%

3º trimestre/2019

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada no 3º trimestre de 2019 pela INDSAT nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) mostra que 34% dos moradores aprovam a gestão do governador João Doria (PSDB). Do total, 42% disseram que o governo é “regular”. A reprovação é de 23%.Foram realizadas 6.200 entrevistas sob margem de erro de 1,27%.

A partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos e facilitar a análise histórica de aprovação.

A escala de pontuação da INDSAT vai de 200 a 1.000 pontos. O índice de satisfação com a gestão de Doria é de 602 pontos. Por isso, o governo recebeu Grau Médio de Satisfação (classificação atribuída aos segmentos que registram de 500 a 649 pontos).

O estudo mostra que, no 1º trimestre de 2019, o governo Doria tinha Alto Grau de Satisfação. No levantamento seguinte, a aprovação começou a cair. O Grau Médio de Satisfação começou a ser apresentado no levantamento seguinte.

Bolsonaro tem 39% de aprovação

A gestão de Jair Bolsonaro (PSL) é aprovada por 39% dos moradores da RMC. Do total, 27% classificaram o governo federal como “regular”. “Ruim” e “péssimo” somaram 34%.

Neste caso, o índice de satisfação é de 585 pontos. O governo Bolsonaro também tem Grau Médio de Satisfação na RMC. Assim como Doria, a gestão federal chegou a apresentar Alto Grau no 1º trimestre do ano. Porém, o cenário começou a mudar a partir do levantamento seguinte.

Satisfação por cidade

Jaguariúna é a cidade com maior índice de satisfação com a gestão de Doria. Enquanto isso, Sumaré tem o menor índice de satisfação com o governo estadual.

Quando analisado o governo Bolsonaro, Jaguariúna também é líder no ranking geral de satisfação. Já Monte Mor é a cidade que menos aprova o governo federal.

Além de avaliar os governos municipal, estadual e federal, a INDSAT também acompanha a corrida para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai divulgar os resultados trimestrais até outubro do ano que vem.

A INDSAT busca compreender os índices de satisfação com os serviços públicos públicos prestados em 36 cidades do Estado de São Paulo.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page