Governo Doria tem 34% de aprovação na RMC; Bolsonaro é aprovado por 39%

24/10/2019

3º trimestre/2019

 

Foto: Divulgação 

 

Pesquisa realizada no 3º trimestre de 2019 pela INDSAT nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) mostra que 34% dos moradores aprovam a gestão do governador João Doria (PSDB). Do total, 42% disseram que o governo é “regular”. A reprovação é de 23%.Foram realizadas 6.200 entrevistas sob margem de erro de 1,27%. 

 

 

A partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”,  a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos e facilitar a análise histórica de aprovação. 

 

A escala de pontuação da INDSAT vai de 200 a 1.000 pontos. O índice de satisfação com a gestão de Doria é de 602 pontos. Por isso, o governo recebeu Grau Médio de Satisfação (classificação atribuída aos segmentos que registram de 500 a 649 pontos).

 

O estudo mostra que, no 1º trimestre de 2019, o governo Doria tinha Alto Grau de Satisfação. No levantamento seguinte, a aprovação começou a cair. O Grau Médio de Satisfação começou a ser apresentado no levantamento seguinte.

 

 

Bolsonaro tem 39% de aprovação

 

A gestão de Jair Bolsonaro (PSL) é aprovada por 39% dos moradores da RMC. Do total, 27% classificaram o governo federal como “regular”. “Ruim” e “péssimo” somaram 34%.

 

 

 

Neste caso, o índice de satisfação é de 585 pontos. O governo Bolsonaro também tem Grau Médio de Satisfação na RMC. Assim como Doria, a gestão federal chegou a apresentar Alto Grau no 1º trimestre do ano. Porém, o cenário começou a mudar a partir do levantamento seguinte.

 

 

 

 

Satisfação por cidade

 

Jaguariúna é a cidade com maior índice de satisfação com a gestão de Doria. Enquanto isso, Sumaré tem o menor índice de satisfação com o governo estadual.

 

 

Quando analisado o governo Bolsonaro, Jaguariúna também é líder no ranking geral de satisfação. Já Monte Mor é a cidade que menos aprova o governo federal.

 

 

Além de avaliar os governos municipal, estadual e federal, a INDSAT também acompanha a corrida para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai divulgar os resultados trimestrais até outubro do ano que vem.

 

A INDSAT busca compreender os índices de satisfação com os serviços públicos públicos prestados em 36 cidades do Estado de São Paulo

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Educação Pública de Campinas tem Baixo Grau de Satisfação

12/11/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo