• INDSAT

São José dos Campos tem o melhor Trânsito entre as 10 maiores do Estado

Cidade foi a única a conseguir Grau Médio de Satisfação no segmento

3º trimestre/2019

Foto: Divulgação/ Prefeitura de São José dos Campos

O tráfego urbano de São José dos Campos é o melhor entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT. O segmento de Trânsito, um dos 16 avaliados pelo instituto, recebeu Grau Médio de Satisfação. Os dados são referentes ao 3º trimestre de 2019.

O segmento colocou a cidade na liderança do ranking geral, composto pelas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. As pesquisas da INDSAT indicam que o Trânsito nunca recebeu índices inferiores a 500 pontos. Isso significa que o tráfego urbano é classificado com Grau Médio de Satisfação desde 2017, ano em que os índices oscilaram entre 550 e 577 pontos.

No ano passado, as pontuações ficaram entre 526 e 542 pontos. No 1º trimestre de 2019, São José conquistou 593 pontos. No levantamento atual, o índice encontra-se estabilizado.

As demais cidades do ranking conquistaram Baixo ou Baixíssimo Grau de Satisfação no segmento. O destaque de São José dos Campos não é por acaso: a Prefeitura divulgou, no último 21 de maio, que o município reduziu em 23,8% as mortes no trânsito no primeiro quadrimestre deste ano.

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 600 pessoas participam das entrevistas da INDSAT.

Do total de entrevistados, 19% disseram que o Trânsito está “ótimo” ou “bom” e 38% responderam que está “regular”. A reprovação é de 43%. Por isso, as avaliações estão “regulares”.

Apesar de ter Grau Médio de Satisfação, o Trânsito é o 2º pior setor avaliado em São José dos Campos entre os 16 analisados. O tráfego urbano só está à frente de Geração de Empregos, único setor classificado com Baixo Grau de Satisfação.

Além de analisar os índices de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT realiza pesquisas para as Eleições Municipais de 2020. O objetivo é acompanhar a movimentação política dos pré-candidatos até outubro do ano que vem nas 36 cidades que fazem parte da cobertura do instituto.

Recentes