Qualidade da Água recebe Alto Grau de Satisfação em Piracicaba
- INDSAT
- 10 de out. de 2019
- 2 min de leitura
2º trimestre/2019

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
O serviço prestado pela SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) foi contemplado com Alto Grau de Satisfação em Piracicaba. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT no 2º trimestre de 2019. Com 659 pontos, a Qualidade da Água é o 5º melhor serviço avaliado na cidade. Ao todo, 16 áreas são analisadas no município.
A região de Piracicaba começou a fazer parte da cobertura da INDSAT no último trimestre de 2017, período em que o município conseguiu 734 pontos. Em 2018, a Qualidade da Água registrou índices de 700 a 743 pontos. Sempre com Alto Grau de Satisfação, o serviço prestado conseguiu 686 pontos. Agora, o índice de satisfação está praticamente estabilizado.

O Abastecimento de Água também é pesquisado separadamente no município. O levantamento mostrou que a Qualidade da Água é aprovada principalmente por moradores que possuem mais de 50 anos de idade. Quando apenas a escolaridade dos entrevistados é analisada, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Fundamental.

Aprovação
O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva da INDSAT, baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 moradores em Piracicaba.
A Qualidade da Água recebeu 50% de “ótimo” e “bom”. Ou seja, metade dos entrevistados estão satisfeitos com o serviço prestado. Avaliações “regulares” somaram 35%. A reprovação é de 16%.

Além de analisar os índices de satisfação com os serviços públicos, a INDSAT já começou a divulgar os primeiros resultados da corrida para as Eleições Municipais de 2020. Até outubro do ano que vem, o instituto vai promover o interesse e o debate pelo tema.Ao todo, 36 cidades fazem parte da cobertura do instituto, divididas em três grandes grupos: Aglomerado Urbano Piracicaba, Região Metropolitana de Campinas e 10 maiores do Estado.
Comentários