Trânsito de São Bernardo do Campo é reprovado por 77%
2º trimestre/2019
Foto: Divulgação
O tráfego urbano de São Bernardo do Campo é “ruim” ou “péssimo” para 77% dos moradores. Do total, 7% afirmaram que o Trânsito está “ótimo” ou “bom”. Avaliações “regulares” somam 16%. A pesquisa foi realizada pela INDSAT durante o 2º trimestre de 2019.
O levantamento apontou que o Trânsito está entre os dois piores setores avaliados em São Bernardo do Campo. São entrevistados 600 moradores no município.
Entre os mais satisfeitos, estão os moradores de 31 a 50 anos de idade e pessoas com Ensino Fundamental. A INDSAT detalha os resultados levando em conta faixa etária, sexo e escolaridade dos entrevistados.
Baixo Grau de Satisfação
A partir dos critérios avaliativos de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos. O índice de satisfação facilita a análise do histórico trimestral dos segmentos.
Esta não é a primeira vez que São Bernardo do Campo recebe Baixo Grau de Satisfação no segmento de Trânsito. Em 2017, os índices do segmento oscilaram entre 463 e 494 pontos. Já no ano passado, o Trânsito registrou seu melhor índice no 2º trimestre de 2018: 461 pontos.
No início de 2019, o Trânsito conseguiu 390 pontos. Agora, o índice obtido é o menor já registrado. Dezesseis serviços públicos são avaliados pelos moradores, além da Administração Pública e da Câmara Municipal.
A INDSAT realiza 6.000 pesquisas trimestrais nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Os dados são divulgados trimestralmente. O instituto também já começou a publicar os primeiros resultados da corrida para as Eleições Municipais de 2020.