INDSAT realiza 6.000 entrevistas por trimestre na RMC

22/08/2019

Instituto também avalia governos de Bolsonaro e Doria além da satisfação com os serviços públicos

 

2º trimestre/2019

 

 Foto: Divulgação/ Indsat

 

Com objetivo de construir um histórico de satisfação dos principais serviços públicos prestados nos municípios, a INDSAT iniciou, em 2016, os trabalhos que buscam compreender a percepção da população no que se refere às políticas públicas. Nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), são entrevistadas 6 mil pessoas com 16 anos ou mais, sendo 400 moradores em cada um dos municípios. 

 

Dezesseis serviços públicos são estudados trimestralmente pela INDSAT e refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação a qualidade dos serviços prestados nos municípios. Os entrevistados julgam os segmentos a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao final das pesquisas, o instituto estabelece o índice de satisfação. A margem de erro das pesquisas é de 1,3% e intervalo de confiança é de 95%.

 

Os serviços avaliados são: Educação Pública, Saúde, Segurança, Transporte, Coleta de Lixo, Qualidade da Água, Abastecimento de Água, Iluminação Pública, Trânsito, Cultura, Qualidade do Asfalto, Geração de Empregos, Qualidade de Vida, Guarda Municipal, Merenda Escolar e Limpeza Pública. 

 

O instituto também pesquisa os índices de satisfação com a gestão do governador João Doria (PSDB) e do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Além disso, a INDSAT acompanha e divulga as primeiras movimentações dos pré-candidatos às Eleições Municipais de 2020.

 

Atualmente, 36 cidades do Estado de São Paulo estão dentro da cobertura da INDSAT. Os municípios estão divididos em três grandes grupos: 10 maiores do Estado, 15 maiores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e Aglomerado Urbano Piracicaba. 

 

Os levantamentos realizados e divulgados de três em três meses pelo instituto já serviram desde temas para discussão nas redes sociais até produção de conteúdo jornalístico aos principais veículos de comunicação do Estado de São Paulo. 

 

A ideia de construir um histórico trimestral de satisfação surgiu em 2013, período em que o cenário nacional passava por transformações: as manifestações de junho. Os protestos que levaram milhares de cidadãos às ruas serviram de inspiração aos fundadores da INDSAT, que trabalham há 25 anos com pesquisas de opinião. 

 

Com a insatisfação de parte da população, os criadores do instituto propuseram construir um histórico de satisfação mensurável a partir de um índice, que vai de 200 a 1.000 pontos. O grau de satisfação muda a cada 150 pontos, sendo: Baixíssimo Grau de Satisfação, Baixo Grau de Satisfação, Grau Médio de Satisfação, Alto Grau de Satisfação e Grau de Excelência.

 

As pesquisas INDSAT se tornaram referência e já se transformaram em pautas para mais de 100 veículos de comunicação do Estado de São Paulo, incluindo emissoras de rádio e televisão, portais da web e jornais impressos. Mais de 20 milhões de pessoas tiveram acesso aos trabalhos do instituto. Os diretores da INDSAT analisam e se posicionam sobre os resultados, comprovando a transparência das pesquisas.

 

Parte dos resultados são publicados diariamente no portal online da INDSAT e servem de apoio para incentivar debates nas redes sociais. O instituto também envia conteúdos em formato de press release para a imprensa, para divulgação voluntária dos conteúdos. 

 

Além de pertencer ao grupo das 10 maiores do Estado de São Paulo, o município de Campinas também está entre as 15 maiores da RMC nos rankings da INDSAT. A cidade mais populosa da região possui mais de 1 milhão de habitantes.

 

Sumaré, Indaiatuba, Americana e Hortolândia possuem mais de 200 mil habitantes cada uma. Já Santa Bárbara d’Oeste, Valinhos, Itatiba e Paulínia estão entre as maiores cidades da RMC com mais de 100 mil habitantes cada. Também dentro da cobertura da INDSAT, Vinhedo, Nova Odessa, Monte Mor, Jaguariúna e Artur Nogueira têm entre 50 mil e 100 mil habitantes. 

 

PORTFÓLIO: https://static.wixstatic.com/ugd/acb1a8_7e3864213afc4ce78a0c40f453c66677.pdf

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Cultura tem Alto Grau de Satisfação em Jaguariúna

14/11/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo