Sorocaba mantém Alto Grau de Satisfação em Qualidade de Vida

20/08/2019

2º trimestre/2019

 

 Foto: Divulgação/ Prefeitura de Sorocaba

 

A cidade de Sorocaba conseguiu Alto Grau de Satisfação em Qualidade de Vida mais uma vez. O levantamento mostra que esta é a oitava vez consecutiva que a área recebe índices satisfatórios pela escala da INDSAT. Neste 2º trimestre de 2019, a Qualidade de Vida registrou 653 pontos.

 

O Alto Grau de Satisfação é a classificação exclusiva dos setores que têm entre 650 e 799 pontos pelo cálculo INDSAT. O histórico do instituto aponta que a Qualidade de Vida é satisfatória para os moradores de Sorocaba desde o início de 2017. No 1º trimestre do ano, a área registrou 675 pontos e, apesar de apresentar queda em satisfação no levantamento seguinte, os resultados satisfatórios voltaram a ser registrados logo no 3º trimestre.

 

A partir de então, os índices oscilaram, mas sempre dentro do Alto Grau de Satisfação. Em 2018, o maior índice foi apresentado no 4º trimestre de 2018: 685 pontos. Agora, a satisfação está estabilizada.

 

Para facilitar a análise, a INDSAT realiza o cálculo de satisfação que se baseia nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistadas 600 pessoas em Sorocaba.

 

Para 43% dos entrevistados, a Qualidade de Vida está “ótima” ou “boa”. Avaliações “regulares” somam 44%. A reprovação é de 13%. 

 

A Qualidade de Vida pode ser relacionada com outros setores também analisados pela INDSAT, como Segurança Pública, Saúde e Geração de Empregos, por exemplo. Os moradores avaliam, ao todo, 16 áreas da cidade.

 

Sorocaba está na vice-liderança do ranking de Qualidade de Vida, composto pelas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. A INDSAT também realiza pesquisas nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.

 

O instituto acompanha de três em três meses a movimentação política dos pré-candidatos às Eleições Municipais de 2020 nas 36 cidades que fazem parte de sua cobertura. A INDSAT busca incentivar o interesse e o debate pelo tema até outubro do ano que vem.

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Qualidade de Vida de Valinhos se aproxima do Alto Grau de Satisfação

03/04/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo