Transporte Público de Rio Claro tem 34% de ótimo e bom; ruim e péssimo somam 24%
2º trimestre/2019
Foto: Divulgação
Em pesquisa realizada pela INDSAT no 2º trimestre de 2019, 34% dos moradores de Rio Claro disseram que o Transporte Público está “ótimo” ou “bom”. Do total, 42% responderam que o serviço prestado está “regular”, enquanto “ruim” e “péssimo” somam 24%. O resultado mostra que a satisfação com o Transporte divide opiniões.
Dessa forma, o segmento foi classificado com Grau Médio de Satisfação. Para fazer essa análise, a INDSAT realiza um cálculo de satisfação que leva em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 pessoas participam da entrevista e avaliam 16 serviços públicos da cidade. A escala de pontuação vai de 200 a 1.000 pontos.
O levantamento apontou que o índice de satisfação com o Transporte em Rio Claro é de 609 pontos. O Grau Médio de Satisfação se refere aos setores que recebem de 500 a 649 pontos.
Rio Claro e outras 11 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba começaram a fazer parte da cobertura da INDSAT no último trimestre de 2017. No primeiro levantamento realizado no município, o Transporte conseguiu 590 pontos.
Após apresentar três crescimentos consecutivos, o índice de satisfação com o Transporte de Rio Claro chegou a 673 pontos no 3º trimestre de 2018. Nesse período, o serviço prestado recebeu Alto Grau de Satisfação.
Apesar disso, a satisfação caiu nos levantamentos seguintes e o Transporte voltou a receber Grau Médio de Satisfação. Agora, o índice está estabilizado.
O Transporte é o 7º melhor serviço público avaliado em Rio Claro. O resultado reflete exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados.
Setores como Iluminação Pública, Merenda Escolar, Abastecimento de Água e Coleta de Lixo são estudados de três em três meses pela INDSAT. O instituto também acompanha a movimentação dos pré-candidatos às Eleições Municipais de 2020.