Segurança Pública de São Bernardo do Campo tem 46% de “ruim” e “péssimo”
Pesquisa realizada no 2º trimestre de 2019 apontou que satisfação com a Segurança é baixa
2º trimestre/2019
Foto: Divulgação
Quase metade dos moradores de São Bernardo do Campo estão insatisfeitos com a Segurança Pública do município. A pesquisa referente ao 2º trimestre de 2019 mostrou que o segmento recebeu 17% dos moradores classificaram o setor como “ótimo” ou “bom” e 36% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 46%.
Com o segmento, a INDSAT busca compreender a percepção dos moradores em relação à sensação de segurança no município. Para facilitar a análise, o instituto estabelece o índice de satisfação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 600 moradores no município.
O Baixo Grau de Satisfação se refere aos segmentos que registram de 350 a 499 pontos. A escala da INDSAT vai de 200 a 1.000 pontos. Para receber Grau Médio de Satisfação, o serviço precisa registrar de 500 a 649 pontos.
O levantamento apontou que a Segurança Pública de São Bernardo do Campo recebe Baixo Grau de Satisfação há pelo menos dois anos. Em 2017, os índices de satisfação ficaram entre 416 e 483 pontos.
Em 2018, o cenário pouco mudou: as pontuações ficaram entre 430 e 463 pontos. Atualmente, a baixa satisfação está estabilizada. Os levantamentos são realizados de três em três meses.
Dos 16 setores e serviços públicos estudados pela INDSAT, a Segurança Pública está entre os cinco piores segmentos avaliados em São Bernardo do Campo. O segmento está atrás de áreas como Limpeza Pública, Educação e Transporte, por exemplo.
Ao analisar a cidade do ponto de vista do ranking entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, porém, o município é a 3ª colocada em Segurança Pública. Isso significa que a satisfação da cidade está acima da média entre os municípios pesquisados.
A INDSAT continua acompanhando a movimentação política nas 36 cidades que fazem parte de sua cobertura trimestral. As informações sobre as pesquisas para as Eleições Municipais de 2020 também estão sendo divulgadas.