top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Três serviços públicos têm Alto Grau de Satisfação em Guarulhos

2º trimestre/2019

Coleta de Lixo, Abastecimento de Água e Qualidade da Água registraram mais de 650 pontos

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarulhos

Dos 16 serviços públicos estudados em Guarulhos, três foram contemplados com Alto Grau de Satisfação neste 2º trimestre de 2019. Coleta de Lixo, Abastecimento de Água e Qualidade da Água registraram índices superiores a 650 pontos. O levantamento foi realizado pela INDSAT.

A Coleta de Lixo, serviço de responsabilidade da Trail Infraestrutura, somou 718 pontos no levantamento atual. Já os dois serviços de água, prestados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e analisados separadamente pela INDSAT, possuem quatro pontos de diferença. O Abastecimento recebeu 688 pontos e a Qualidade da Água registrou 684 pontos.

Os resultados das pesquisas refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados, já que os índices de satisfação são resultado de um cálculo baseado nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos setores que recebem de 650 a 799 pontos.

Os dados do 2º trimestre do ano começaram a ser divulgados pela INDSAT no último dia 15. O instituto também continua acompanhando a movimentação política dos pré-candidatos às Eleições Municipais de 2020.

Além das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba também fazem parte da cobertura trimestral do instituto.

Coleta de Lixo

O melhor serviço público avaliado pelos moradores foi contemplado com Alto Grau de Satisfação na maioria dos levantamentos realizados pela INDSAT no município. Em 2017, o menor índice foi registrado no 2º trimestre: 647 pontos. No levantamento em questão, a Coleta recebeu Grau Médio de Satisfação. Já a maior pontuação do ano foi de 710 pontos.

Em 2018, os índices de satisfação oscilaram entre 691 e 701 pontos. Atualmente, o índice de satisfação é o maior já registrado. Do total de entrevistados, 66% classificaram a Coleta de Lixo como “ótima” ou “boa”.

Abastecimento de Água

Os 688 pontos do Abastecimento de Água também é o maior já registrado no município. O serviço prestado havia recebido Alto Grau pela última vez há mais de um ano, no final de 2017. Naquele ano, o Abastecimento havia obtido de 661 a 678 pontos.

Em 2018, as pontuações ficaram apenas entre 584 a 643 pontos. O Abastecimento de Água recebeu 61% de “ótimo” e “bom” neste 2º trimestre.

Qualidade da Água

O 3º melhor serviço avaliado em Guarulhos voltou a ser classificado com Alto Grau de Satisfação neste trimestre. Isso porque, após registrar índices superiores a 650 pontos em oito trimestres, a Qualidade da Água chegou ao 1º trimestre de 2019 com 648 pontos.

Entre 2017 e 2018, os índices oscilaram entre 652 e 698 pontos, sempre com Alto Grau de Satisfação. No início deste ano, o grau era Médio. No atual levantamento, 62% disseram que a Qualidade da Água está “ótima” ou “boa”.

A aprovação da Qualidade da Água é maior que do Abastecimento de Água porque a metodologia da INDSAT leva em conta todos as avaliações, incluindo as regulares. Entenda melhor clicando aqui.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page