Qualidade de Vida tem Alto Grau de Satisfação em Vinhedo

25/07/2019

2º trimestre/2019

 Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vinhedo

 

Com 726 pontos, a Qualidade de Vida de Vinhedo foi contemplada com Alto Grau de Satisfação neste 2º trimestre de 2019. O levantamento realizado pela INDSAT mostrou que a satisfação com a área analisada se estabilizou.

 

Ao analisar este segmento, a INDSAT busca compreender a percepção dos moradores em relação à vida na cidade. A área pode ser relacionada com outros setores também estudados pelo instituto, como Segurança Pública, Geração de Empregos e Saúde, por exemplo. Ao todo, 16 áreas são analisadas.

 

Com pouco mais de 70 mil habitantes, Vinhedo possui 81.742 km² de área. A cidade se destaca por ter um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país. A nota ultrapassa 0,800 pontos e é considerado Muito Alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

A Qualidade de Vida de Vinhedo sempre recebeu Alto Grau de Satisfação nas pesquisas da INDSAT. A cidade registrou índice superior a 700 pontos pela primeira vez no final de 2017. Em levantamentos seguintes, a satisfação apresentou queda e, a partir do último trimestre de 2018, o segmento se estabilizou.

 

A escala de pontuação do instituto vai de 200 a 1.000 pontos e os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados.

 

 
Satisfação
 
 
 
 

A análise da INDSAT é realizada levando em conta faixa etária e escolaridade dos entrevistados. Ao levar em conta a idade dos moradores, a satisfação é maior entre pessoas de 31 a 50 anos de idade e menor entre pessoas com mais de 50 anos.

 

Quando apenas a escolaridade é analisada, a aprovação cresce entre moradores com Ensino Superior. Já os entrevistados com Ensino Fundamental são os menos satisfeitos. Mesmo assim, o Alto Grau de Satisfação é garantido em todos os grupos estudados.

 

 

63% aprovam a Qualidade de Vida na cidade
 

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

 

A Qualidade de Vida de Vinhedo recebeu 63% de “ótimo” e “bom” e 31% de “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 6%.

 

 

Indsat
 

A INDSAT analisa os índices de satisfação das 36 cidades que fazem parte de sua cobertura. As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba estão dentro das pesquisas do instituto.

 

Os dados do 2º trimestre de 2019 começaram a ser divulgados pela INDSAT no último dia 15. Além disso, o instituto vai continuar divulgando os resultados das pesquisas para as Eleições Municipais de 2020 até outubro do ano que vem.

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Transporte Público de Campinas tem 24% de ótimo e bom; ruim e péssimo somam 48%

10/12/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo