Guarda Municipal de Americana se aproxima do Alto Grau de Satisfação
2º semestre/2019
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Americana
Americana registrou 649 pontos em Guarda Municipal. Isso significa que o setor está a apenas um ponto de conquistar Alto Grau de Satisfação. Os dados são referentes ao 2º trimestre de 2019 e foram levantados pela INDSAT. Ao todo, 400 pessoas foram entrevistadas.
Em trimestres anteriores, a Guarda Municipal de Americana chegou a receber Alto Grau de Satisfação. Para ser contemplado com essa classificação, o serviço precisa registrar de 650 a 799 pontos pela metodologia INDSAT, que reflete exclusivamente a opinião da população em relação a qualidade dos serviços prestados.
A Guarda começou a ser analisada pela INDSAT no 3º trimestre de 2017, levantamento em que o setor recebeu Grau Médio de Satisfação. Em 2018, os índices de satisfação ficaram entre 662 e 696 pontos, sempre com Alto Grau. No 1º trimestre de 2019, porém, a satisfação com a Guarda caiu. Agora, o setor está cada vez mais próximo de reconsquistar o índice satisfatório.
Atualmente, a Guarda Municipal é o 5º melhor setor avaliado na cidade. Ao todo, 16 serviços públicos são estudados pela INDSAT. A pesquisa também mostrou que pessoas de 16 a 30 anos de idade são as mais satisfeitas com o trabalho desempenhado pelos profissionais. Ao levar em conta apenas a escolaridade, a satisfação cresce entre moradores com Ensino Superior.
A partir dos critérios avaliativos de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, a INDSAT calcula o índice de satisfação baseando-se em uma metodologia exclusiva de classificação. Em Americana, mais da metade aprovam a Guarda Municipal.
O setor recebeu 51% de “ótimo” e “bom”, 28% de “regular” e 21% de “ruim” e “péssimo”.
Os dados do 2º trimestre de 2019 começaram a ser divulgados no último dia 15. Além disso, o instituto continua acompanhando a movimentação política nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.