Cordeirópolis é líder no ranking de Saúde pela 6ª vez consecutiva
2º trimestre/2019
Foto: Prefeitura de Cordeirópolis
Cordeirópolis se destaca em Saúde Pública há mais de um ano. Pela 6ª vez consecutiva, a cidade é líder no ranking do segmento. Desta vez, o município alcançou 709 pontos e foi contemplado com Alto Grau de Satisfação. A listagem geral é composta por 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba.
A Saúde da cidade recebe Alto Grau desde o 4º trimestre de 2019, quando a região começou a fazer parte da cobertura trimestral da INDSAT. Cordeirópolis recebeu índice inferior a 700 pontos pela primeira vez no 1º trimestre de 2018.
O maior índice de satisfação registrado foi de 720 pontos, apresentado no 3º trimestre de 2018. Já a menor pontuação foi obtida no 1º trimestre de 2019: 666 pontos. Mesmo assim, Cordeirópolis permaneceu na liderança do ranking.
Atualmente, a cidade tem 60 pontos de folga da 2ª colocada, que recebeu Grau Médio de Satisfação. Enquanto o Alto Grau é atribuído aos setores que possuem de 650 a 799 pontos, o Grau Médio é a classificação dos segmentos que recebem de 500 a 649 pontos.
61% aprovam
O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação que utiliza os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 moradores na cidade.
Do total, 61% dos entrevistados afirmam que a Saúde Pública da cidade está “ótima” ou “boa”, enquanto 16% dizem que está “regular”. A reprovação é de 3%.
A pesquisa aponta que a satisfação com a Saúde de Cordeirópolis é maior entre as pessoas com mais de 50 anos de idade. Quando apenas a escolaridade dos entrevistados é analisada, pessoas com Ensino Fundamental são as mais satisfeitas.
Além de analisar a satisfação com os serviços públicos, a INDSAT acompanha a movimentação política da corrida para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai divulgar os resultados trimestrais até outubro do ano que vem.
Os dados do 2º trimestre de 2019 começaram a ser publicados nesta semana. Trinta e seis cidades do Estado de São Paulo estão dentro da cobertura da INDSAT.