Indaiatuba mantém Alto Grau de Satisfação em Educação Pública Municipal
2º Trimestre/2019
Foto: Divulgação/ Prefeitura
Indaiatuba mostrou mais uma vez que a Educação Pública Municipal do município se destaca na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dados do 2º trimestre de 2019 mostraram que a cidade registrou 721 pontos no segmento, que conquistou Alto Grau de Satisfação. A pesquisa foi realizada pela INDSAT.
A cidade ocupa a vice-liderança do ranking do setor, composto pelas 15 maiores cidades da RMC. Apesar de conquistar pontuação satisfatória, a Educação está longe de ser a melhor área avaliada na cidade. Isso porque outros nove segmentos receberam índices maiores que a Educação neste trimestre.
O resultado obtido neste trimestre é muito semelhante aos registrados em levantamentos anteriores. Em 2017, por exemplo, as pontuações apresentadas ficaram entre 719 e 733 pontos. O maior índice registrado em 2018 foi de 740 pontos, obtido no último trimestre do ano.
A INDSAT também mostra quais são os moradores mais satisfeitos com a Educação do município. A análise é realizada a partir do perfil dos entrevistados. Quando apenas a faixa etária é levada em conta, a satisfação é maior entre pessoas com idades entre 16 e 30 anos.
Ao analisar a aprovação levando em conta apenas a escolaridade, pessoas com Ensino Superior são as mais satisfeitas. Ao todo, 400 entrevistados participam da entrevista.
Para o calcular o índice de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Os moradores avaliam 16 áreas da cidade e o instituto estabelece o grau de satisfação.
Do total, 60% disseram que a Educação Pública está “ótima” ou “boa” e 21% responderam que está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 9%.
Os dados do 2º trimestre de 2019 começaram a ser divulgados ontem (15). Trimestralmente, a INDSAT busca compreender os índices de satisfação de 36 cidades do Estado de São Paulo.
O instituto também continua acompanhando a corrida para as Eleições Municipais de 2020 até outubro do ano que vem.