Qualidade da Água de Guarulhos está próximo ao Alto Grau de Satisfação

01/07/2019

1ºTrimestre/2019

 

Guarulhos está a apenas dois pontos de conquistar Alto Grau de Satisfação em Qualidade da Água. O serviço, que recebeu 648 pontos neste 1º trimestre de 2019, precisa precisa atingir ao menos 650 pontos para que a satisfação seja considerada alta. Os dados foram levantados pela INDSAT.

Em outros levantamentos, o serviço prestado pela SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) já chegou a receber Alto Grau de Satisfação. Em 2017, o segmento chegou até mesmo receber 698 pontos. Já em 2018, o maior índice foi registrado na segunda metade do ano: 683 pontos. Nos demais levantamentos, a satisfação com a Qualidade da Água oscilou entre 652 e 684 pontos. 

Esta é a primeira vez que o serviço deixa de ser classificado com Alto Grau de Satisfação. Para receber essa classificação, o segmento precisa receber de 650 a 799 pontos.

 

Atualmente, a Qualidade da Água é o 2º melhor serviço prestado em Guarulhos. Ao todo, 16 diferentes segmentos são estudados pela INDSAT de três em três meses. Os moradores julgam a qualidade dos serviços prestados a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

Em Guarulhos, a Qualidade da Água recebeu 37% de “ótimo” e “bom”, 32% de “regular” e 21% de “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 600 pessoas.

 

Os resultados também apontam o perfil dos moradores mais satisfeitos com a Qualidade da Água de Guarulhos, levando em conta faixa etária, sexo e escolaridade dos entrevistados.

Ao analisar a satisfação a partir da idade dos entrevistados, a aprovação é maior entre pessoas que possuem de 31 a 50 anos de idade. Quando apenas a escolaridade dos moradores é levada em conta, pessoas com Ensino Fundamental são as mais satisfeitas.

 

A pesquisa reflete exclusivamente a opinião dos moradores em relação a qualidade dos serviços prestados. De acordo com informações divulgadas pelo SAAE, a cor e o pH da água que passa pela rede de distribuição é analisada pela pelos técnicos da autarquia. Cerca de 50 amostras são coletadas por dia. O serviço de responsabilidade da SAAE corresponde a 13% do consumo da cidade. Os outros 87% são adquiridos da Sabesp.

Além de buscar compreender a percepção dos moradores em relação a qualidade dos serviços prestados, a INDSAT também acompanha as primeiras movimentações políticas dos pré-candidatos às Eleições Municiais de 2020. O instituto vai divulgar os resultados trimestrais das 36 cidades até outubro do ano que vem.

As 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte da cobertura trimestral da INDSAT.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Cultura tem Alto Grau de Satisfação em Jaguariúna

14/11/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo