64% reprovam o Trânsito em Rio Claro
1ºTrimestre/2019
Mais da metade da população de Rio Claro está insatisfeita com o tráfego urbano do município. As pesquisas realizadas pela INDSAT no 1º trimestre de 2019 mostraram que 64% dos moradores considera o Trânsito “ruim” ou “péssimo”. Do total de entrevistados, 24% disseram que o tráfego está “regular”. “Ótimo” e “bom” somam 12%.
O levantamento mostrou o perfil dos moradores mais insatisfeitos com o Trânsito de Rio Claro. Quando apenas a faixa etária dos entrevistados é analisada, a satisfação é maior entre pessoas de 31 a 50 anos de idade. Ao analisar apenas a escolaridade dos moradores, a aprovação cresce entre pessoas com Ensino Fundamental.
Baixo Grau de Satisfação
A partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o índice de satisfação de 16 áreas diferentes. As pontuações vão de 200 a 1.000 pontos.
O Trânsito de Rio Claro recebeu Baixo Grau de Satisfação mais uma vez. Isso porque o setor registrou índice de 350 a 499 pontos. Neste trimestre, o setor obteve 423 pontos.
Nos levantamentos realizados em 2018, os índices ficaram entre 478 pontos e 532 pontos. A INDSAT chegou a mostrar, no início deste ano, que a satisfação com o Trânsito colocava Rio Claro na 3ª pior posição do ranking da região. Assim como outras 11 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba, Rio Claro começou a fazer parte da cobertura trimestral da INDSAT no final de 2017.
Para receber Grau Médio de Satisfação, o Trânsito deve registrar entre 500 e 649 pontos. Outros segmentos como Transporte Público, Qualidade do Asfalto e Iluminação Pública também são analisados trimestralmente pela INDSAT.
O instituto também acompanha a movimentação política da corrida para as Eleições Municipais de 2020, divulgando os resultados trimestrais até outubro do ano que vem. Ao todo, 36 municípios fazem parte das pesquisas.
Foto: divulgação