Ribeirão Preto é líder no ranking de Qualidade da Água
1ºTrimestre/2019
INDSAT analisou as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo
O município de Ribeirão Preto está na liderança do ranking de Qualidade de Água, composto pelas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado pela INDSAT durante o 1º trimestre de 2019. O serviço é atualmente prestado pela Daerp (Departamento de Água e Esgoto de RIbeirão Preto).
O serviço avaliado recebeu 774 pontos neste levantamento. A satisfação com a Qualidade da Água está estabilizada desde o início de 2017, ano em que os índices ficaram entre 733 e 748 pontos. Em 2018, o segmento registrou sua maior pontuação no 3º trimestre: 785 pontos. O pior resultado foi apresentado no levantamento seguinte, quando o índice foi de 757 pontos.
A Qualidade de Água é o 2º melhor serviço prestado no município e está atrás apenas da Coleta de Lixo. O levantamento aponta também que moradores de 50 anos ou mais são os mais satisfeitos com o setor de responsabilidade do Daerp. Quando apenas a escolaridade dos entrevistados é levada em conta, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Superior.
86% aprovam a Qualidade da Água
O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Os 600 moradores entrevistados avaliam os serviços e a INDSAT estabelece o grau de satisfação. Por isso, a pesquisa reflete exclusivamente a opinião dos entrevistados em relação à qualidade dos serviços prestados.
Do total, 86% disseram que a Qualidade da Água é “ótima” ou “boa” e 11% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 3%. Ao todo, 16 serviços públicos são estudados na cidade: Educação, Coleta, Saúde, Transporte e Segurança são alguns dos segmentos analisados trimestralmente.
Além da análise de satisfação com os serviços públicos, a INDSAT já começou a divulgar os primeiros resultados da corrida para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai acompanhar a movimentação política até outubro do ano que vem.
As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba também fazem parte da cobertura trimestral da INDSAT.
Foto: Daerp (divulgação)