top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

São José dos Campos tem melhor índice de satisfação em Trânsito entre as 10 maiores

1ºTrimestre/2019

Pesquisa realizada nas 10 maiores cidades do Estado apontou que cidade é a melhor avaliada no que se refere ao tráfego urbano

Em pesquisa realizada pela INDSAT nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, São José dos Campos recebeu o maior índice de satisfação no segmento de Trânsito. O instituto ouviu, ao todo, 6.000 entrevistados. O levantamento mostrou que o tráfego urbano de São José tem Grau Médio de Satisfação, porque recebeu 563 pontos.

Além de São José, o Grau Médio de Satisfação também foi atribuído à Mauá. A vice-líder do ranking alcançou 514 pontos pelo cálculo INDSAT. As demais cidades estudadas receberam Baixo ou Baixíssimo Grau de Satisfação.

Enquanto o Grau Médio se refere aos segmentos que registram de 500 a 649 pontos, o Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos setores que recebem de 350 a 499 pontos. O Baixíssimo Grau é a menor classificação da INDSAT e abrange serviços que obtiveram pontuações inferiores a 350 pontos.

Índices insatisfatórios

Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas estão entre as cinco melhores cidades do ranking de Trânsito. Mesmo assim, a satisfação com o tráfego urbano nesses municípios está longe de ser considerada alta.

Enquanto Sorocaba recebeu 459 pontos, Ribeirão Preto registrou 442 pontos no segmento. Campinas apresentou 418 pontos.

Osasco foi a última a cidade a obter índice superior a 400 pontos. Santo André e São Bernardo do Campo registraram, respectivamente, 399 e 390 pontos. O Baixíssimo Grau de Satisfação foi para Guarulhos e São Paulo, que obtiveram 341 e 329 pontos.

Aprovação

Para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ou seja, as pesquisas refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação ao Trânsito da cidade. Outros 15 serviços públicos também são avaliados trimestralmente pela INDSAT.

O Trânsito de São José dos Campos foi classificado como “ótimo” ou “bom” por 30% dos entrevistados. Em Mauá, a aprovação foi de 22%.

A 5ª colocada Campinas, 12% aprovaram o Trânsito. Já em São Paulo, a última colocada, o Trânsito é satisfatório para apenas 6% dos paulistanos.

INDSAT

Além de estudar os índices de satisfação com os serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, a INDSAT também divulga os primeiros resultados da corrida para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai acompanhar a movimentação política dos pré-candidatos até outubro do ano que vem.

Foto: Prefeitura de São José dos Campos (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page