Trânsito de Hortolândia tem 26% de ótimo e bom
1ºTrimestre/2019
O Trânsito da cidade de Hortolândia foi classificado como “ótimo” ou “bom” por 26% dos moradores. Do total, 31% responderam que o tráfego urbano está “regular”. A reprovação é de 43%. Os dados são do 1º trimestre de 2019 e foram levantados pela INDSAT.
Dos 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT, o Trânsito de Hortolândia é o 11º melhor avaliado na cidade. A pesquisa ouviu 400 entrevistados. O levantamento mostrou que moradores que possuem de 16 a 30 anos de idade são os mais satisfeitos com o tráfego urbano. A aprovação também é maior entre pessoas com Ensino Fundamental.
Índice de satisfação
A partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação que calcula o índice de satisfação dos serviços públicos. A escala vai de 200 a 1.000 pontos.
Neste trimestre, o Trânsito de Hortolândia registrou 534 pontos e foi contemplado com Grau Médio de Satisfação. O resultado é melhor que o obtido no último trimestre, mas ainda está longe de ser o melhor índice já registrado.
No início de 2017, o tráfego urbano recebeu 607 pontos. Nos levantamentos seguintes, as pontuações ficaram entre 564 e 586 pontos, sempre com Grau Médio de Satisfação. O cenário se manteve nos trimestres seguintes, mas o Trânsito chegou a fechar 2018 com Baixo Grau de Satisfação. Agora, o tráfego urbano voltou a apresentar recuperação.
O Baixo Grau é atribuído aos serviços públicos que conquistam entre 350 e 499 pontos, enquanto o Grau Médio de Satisfação é a classificação exclusiva dos setores que recebem de 500 a 649 pontos.
Quando o segmento registra de 650 a 799 pontos, ele passa a ser classificado com Alto Grau de Satisfação. A INDSAT ainda possui mais duas classificações, sendo a pior e a melhor: Baixíssimo Grau (para serviços com menos de 350 pontos) e Grau de Excelência (para setores que atinjam 800 pontos ou mais). Para calcular o índice, são entrevistados 600 moradores na cidade.
Além da análise de satisfação com os serviços públicos, a INDSAT também divulga os resultados da corrida para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai acompanhar a movimentação política trimestralmente até outubro do ano que vem.
As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte da cobertura da INDSAT.
Foto: divulgação