São Paulo tem a pior avaliação do governo Doria entre as 10 maiores do Estado

07/06/2019

1ºTrimestre/2019

Cidade também tem a pior avaliação da gestão de Bolsonaro

São Paulo é a cidade mais insatisfeita com o governo de João Doria (PSDB) entre as 10 maiores cidades do Estado. A pesquisa foi realizada no 1º trimestre de 2019 pela INDSAT e apontou que o maior município do Brasil é o único com Baixo Grau de Satisfação na gestão estadual. O levantamento ouviu 6.000 entrevistados nos 10 municípios, sendo 600 pessoas por cidade. A margem de erro é de 4,8% por cidade e 1,8% na amostra geral.

 

A cidade somou 472 pontos na avaliação de Doria. A escala de pontuação da INDSAT vai de 200 a 1.000 pontos e o índice de satisfação é calculado a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

Os moradores avaliam a gestão e o instituto estabelece a pontuação a partir de uma metodologia exclusiva de classificação.

 

A pesquisa apontou que, no final do ano passado, quando o Estado estava sob gestão de Márcio França (PSB), São Paulo tinha a 3ª melhor avaliação do governo estadual entre as 10 maiores. Com a posse de Doria, São Paulo foi parar na última colocação.

 

Oito cidades do ranking apresentaram Grau Médio de Satisfação com o governo do Estado. Santo André e Osasco registraram 561 e 556 pontos, respectivamente. São Bernardo do Campo e Mauá também estão entre as cidades mais insatisfeitas.

 

GOVERNADOR

 

Governo Bolsonaro

 

Neste levantamento, a INDSAT também avaliou o governo federal. Assim como na esfera estadual, São Paulo é a cidade mais insatisfeita com a gestão de Jair Bolsonaro (PSL). Apesar de ser o último colocado, o município somou 609 pontos na avaliação.

 

Na cidade de São Paulo, portanto, o governo Bolsonaro tem Grau Médio de Satisfação. Guarulhos e São Bernardo do Campo também estão entre as cidades mais insatisfeitas com a gestão federal.

 

Melhor avaliação

 

Tanto na esfera estadual quanto federal, a melhor avaliação dos governos Doria e Bolsonaro vêm da cidade de São José dos Campos. A cidade apresentou Alto Grau de Satisfação com as gestões estadual e federal e é a cidade mais satisfeita entre as 10 maiores do Estado.

 

Doria conseguiu 673 pontos em São José, enquanto Bolsonaro recebeu 762 pontos. Campinas é a 2ª cidade mais satisfeita com os governos analisados.

 

Média das cidades

 

Com o índice de satisfação, a INDSAT calcula a média de satisfação das cidades. O governo federal tem 657 pontos de média entre as 10 maiores cidades do Estado, enquanto o governo estadual possui 580 pontos.  

 

A gestão de Bolsonaro, portanto, possui Alto Grau de Satisfação, enquanto o governo Doria tem Grau Médio de Satisfação entre os municípios analisados. A pesquisa reflete exclusivamente a opinião dos entrevistados em relação a satisfação com as gestões analisadas.

 

PRESIDENTE

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Cultura tem Alto Grau de Satisfação em Jaguariúna

14/11/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo