• INDSAT

São José dos Campos tem a melhor avaliação do governo Doria entre as 10 maiores do Estado

1ºTrimestre/2019

Cidade também tem a melhor avaliação da gestão de Bolsonaro

São José dos Campos é a cidade mais satisfeita com a gestão do governador João Doria (PSDB) entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT. Os dados são referentes ao 1º trimestre de 2019. O levantamento ouviu, entre janeiro e março, 6.000 entrevistados nos 10 municípios, sendo 600 pessoas por cidade. A margem de erro é de 4,8% por cidade e 1,8% na amostra geral.

São José dos Campos registrou 673 pontos na avaliação do governo. Para elaborar o ranking das cidades, a INDSAT utiliza os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” e estabelece o grau de satisfação com o governo estadual. A escala de pontuação vai de 200 a 1.000 pontos.

Com esses dados, a INDSAT mostra que o governo estadual conseguiu Alto Grau de Satisfação apenas em São José dos Campos.

No último trimestre de 2018, quando o Estado de São Paulo estava sob gestão de Márcio França (PSB), São José tinha a 2ª melhor avaliação do governo e estava atrás de Sorocaba.

Com Grau Médio de Satisfação, Campinas é a 2ª colocada no ranking, seguida por Ribeirão Preto. O governo Doria tem Grau Médio de Satisfação em oito das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Sorocaba e Guarulhos fecham o Top 5 das cidades mais satisfeitas com a gestão estadual.

Governador

Governo Bolsonaro

Neste levantamento, a INDSAT também avaliou o governo federal. Assim como na esfera estadual, São José dos Campos é a cidade mais satisfeita com a gestão de Jair Bolsonaro (PSL). A pesquisa levou em conta as 10 maiores cidades do Estado para elaboração do ranking. São José somou 762 pontos na escala de pontuação.

Diferentemente da gestão estadual, em que Doria alcançou Alto Grau apenas em um município, o governo Bolsonaro conseguiu Alto Grau de Satisfação em quatro cidades. Outras seis cidades do ranking apresentaram Grau Médio de Satisfação na avaliação.

Bolsonaro registrou 704 pontos na pesquisa em Campinas, enquanto Mauá e Sorocaba ele alcançou 663 e 657 pontos respectivamente.

Pior avaliação

Tanto na esfera estadual quanto no governo estadual, a pior avaliação dos governos Doria e Bolsonaro vêm da cidade de São Paulo. O maior município do Brasil apresentou Baixo Grau de Satisfação com a gestão de João Doria e Grau Médio de Satisfação com a gestão de Jair Bolsonaro. Mauá também aparece entre as cidades mais insatisfeitas com os governos Doria e Bolsonaro.

Média das cidades

Com o índice de satisfação, a INDSAT calcula a média de satisfação das cidades. O governo federal tem 657 pontos de média entre as 10 maiores cidades do Estado, enquanto o governo estadual possui 580 pontos.

A gestão de Bolsonaro, portanto, possui Alto Grau de Satisfação, enquanto o governo Doria tem Grau Médio de Satisfação entre os municípios analisados. A pesquisa reflete exclusivamente a opinião dos entrevistados em relação a satisfação com as gestões analisadas.

Presidente

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg