top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Campinas sobe no ranking de Merenda entre as 10 maiores do Estado

1ºTrimestre/2019

A cidade de Campinas apresentou evolução no ranking de Merenda Escolar entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Os dados do 1º trimestre de 2019 apontaram que, após ser a última colocada na lista geral durante o final do ano passado, Campinas voltou a ficar entre as quatro melhores posições do ranking. O levantamento foi realizado pela INDSAT.

Durante o ano de 2017, Campinas ficou entre a 6ª e a 7ª posição da lista geral. Mas a cidade chegou a fechar o ano na 2ª posição, atrás somente de São José dos Campos.

Logo no início de 2018, a Merenda Escolar colocou o município analisado na liderança do ranking. No trimestre seguinte, Campinas voltou a se tornar a vice-líder do segmento. As denúncias feitas pelo Ministério Público Federal contra o desvio de merenda escolar, porém, fez a cidade despencar no ranking de satisfação no último trimestre do ano. Agora, a aprovação da Merenda está se recuperando e Campinas é a 4ª colocada.

Atualmente, a Merenda tem 616 pontos pelos critérios da INDSAT, o que lhe classifica no Grau Médio de Satisfação (500 a 649 pontos). Dos últimos 10 levantamentos realizados pelo instituto no município, a Merenda recebeu Grau Médio em seis deles.

O Alto Grau de Satisfação (650 a 799 pontos) foi registrado durante o 2º e o 3º trimestre de 2018. Já no último levantamento do ano passado, momento em que a reprovação da Merenda era grande, o segmento ficou com Baixo Grau de Satisfação (350 a 499 pontos).

INDSAT ainda possui outros dois graus de satisfação para os segmentos analisados: Baixíssimo Grau de Satisfação, se o setor receber índice inferior a 350 pontos; e Grau de Excelência, caso o serviço atinja 800 pontos ou mais.

Aprovação é de 35%

Todos os índices de satisfação e classificações exclusivas da INDSAT são calculadas a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 600 moradores na cidade.

A pesquisa apontou que a Merenda Escolar de Campinas recebeu 35% de “ótimo” e “bom”, 46% de “regular” e 18% de “ruim” e “péssimo”. A maioria dos entrevistados considera mediana a alimentação oferecida nas escolas do município.

Atualmente, a Merenda é o 5º melhor serviço público avaliado em Campinas. A INDSAT busca compreender a satisfação dos moradores em relação a qualidade de 16 serviços públicos, além da Administração Pública e da Câmara Municipal.

O instituto também começou a divulgar os primeiros resultados da corrida para as Eleições Municipais de 2020. Trinta e seis cidades são analisadas trimestralmente pela INDSAT.

Campinas faz parte de dois grupos diferentes estudados pela INDSAT: 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas. Doze municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba também estão dentro da cobertura.

Foto: divulgação

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page