Dois serviços têm Grau de Excelência em Indaiatuba
1ºTrimestre/2019
Abastecimento de Água e Coleta de Lixo foram contemplados com Grau de Excelência em Indaiatuba. A classificação abrange os serviços que superam 800 pontos pela metodologia da INDSAT. Os serviços públicos conseguiram, respectivamente, 828 e 819 pontos.
O Abastecimento de Água é de responsabilidade do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), enquanto a Coleta de Lixo é prestada pela Corpus Saneamento e Obras.
O cálculo do índice de satisfação é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ou seja, os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados.
Ao todo, 16 áreas diferentes são analisadas pela INDSAT de três em três meses. A Coleta de Lixo e o Abastecimento de Água estão entre os melhores serviços avaliados em Indaiatuba. Outros 12 setores receberam Alto Grau de Satisfação, isto é, registram entre 650 e 799 pontos. Foram entrevistados 400 moradores
Abastecimento de Água
Em levantamentos anteriores, o Abastecimento de Água já havia apresentado Grau de Excelência. Na primeira metade de 2017, o serviço prestado recebeu 803 pontos. O segmento registrou queda no índice nos trimestres seguintes, mas voltou a apresentar resultados de excelência em 2018.
A pesquisa mostrou que 98% dos moradores consideram o Abastecimento de Água “ótimo” ou “bom”. Dois por cento dos indaiatubanos afirmaram que o serviço é “regular”. Avaliações de “ruim” e “péssimo” não pontuaram.
Coleta de Lixo
O índice de satisfação alcançado pela Coleta de Lixo não é o maior já registrado pela INDSAT. No 1º trimestre de 2017 e durante todo o ano de de 2018, o serviço da Corpus recebeu de 823 a 847 pontos. Em outras ocasiões, o segmento registrou pontuações inferiores a 800 pontos.
Em Indaiatuba, “ótimo” e “bom” da Coleta de Lixo somaram 93%. Do total, 5% responderam que o serviço é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somaram 2%.
Além de buscar compreender a satisfação dos moradores em relação aos serviços públicos, a INDSAT também acompanha a movimentação política para as Eleições Municipais de 2020. O instituto vai publicar os resultados trimestrais até outubro do ano que vem.
As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte das pesquisas da INDSAT.