Qualidade de Vida tem Alto Grau de Satisfação em Americana
1ºTrimestre/2019
A Qualidade de Vida de Americana foi contemplada com Alto Grau de Satisfação no 1º trimestre deste ano. O levantamento foi realizado pela INDSAT e apontou que o segmento analisado recebeu 666 pontos. O Alto Grau é atribuído aos serviços que conquistam entre 650 e 799 pontos.
Esta não é a primeira vez que a Qualidade de Vida americanense conquista índices considerados altos pelos critérios da INDSAT. Em 2017, o segmento recebeu de 624 a 658 pontos, oscilando entre Grau Médio de Alto Grau.
Já no 2º trimestre de 2018, a satisfação atingiu 657 pontos, crescendo mais duas vezes consecutivas nos levantamentos seguintes. Atualmente, o índice é o maior já registrado. Para chegar ao Grau de Excelência no segmento, Americana deve receber ao menos 800 pontos.
Entre os 16 serviços públicos analisados em Americana, a Qualidade de Vida é o 12º melhor avaliado na cidade. A INDSAT também avalia setores como Educação Pública, Abastecimento de Água, Transporte Público e Iluminação Pública.
O cálculo de satisfação é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação, baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ou seja, as pesquisa refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços públicos e outras áreas da cidade.
Do total de entrevistados, 46% disseram que a Qualidade de Vida é “ótima” ou “boa” e 42% responderam que é “regular”. A reprovação é de 12%. Ao todo, 400 entrevistados participaram da pesquisa.
Neste ano, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados da corrida para as Eleições Municipais de 2020. Além de incentivar o debate pelo tema, o instituto vai acompanhar a movimentação política até outubro do ano que vem.
As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte dos levantamentos da INDSAT.