Coleta de Lixo é o melhor serviço avaliado em Guarulhos
1ºTrimestre/2019
Com Alto Grau de Satisfação, a Coleta de Lixo de Guarulhos se destacou mais uma vez neste 1º trimestre por ser o melhor serviço público avaliado no município. O serviço de responsabilidade da Trail Infraestrutura recebeu 694 pontos e ocupa a 1ª posição entre 16 áreas analisadas pela INDSAT.
O índice considerado alto não é maior já registrado pela INDSAT no município. A Coleta de Lixo ultrapassou 700 pontos durante três levantamentos realizados pelo instituto: no 1º trimestre de 2017 e nos dois últimos trimestres do ano passado.
Na metade de 2017, no entanto, o índice de 647 pontos classificou a Coleta de Lixo com Grau Médio de Satisfação. De lá para cá, porém, o cenário não se repetiu. O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos serviços que registram de 650 a 799 pontos.
Os índices de satisfação são calculados a partir de uma metodologia exclusiva de classificação, baseado nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ou seja, a pesquisa reflete exclusivamente a opinião dos moradores. São entrevistados 400 moradores de três em três meses.
Do total de entrevistados, 61% disseram que a Coleta de Lixo é “ótima” ou “boa” e 28% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 11%.
O levantamento mostrou que pessoas que têm entre 31 e 50 anos de idade são os mais satisfeitos com a Coleta de Lixo de Guarulhos. Quando apenas a escolaridade dos entrevistados é analisada, a satisfação é maior entre pessoas que possuem Ensino Superior.
Além das pesquisas de satisfação com os serviços públicos, a INDSAT acompanha trimestralmente as primeiras movimentações políticas entre os pré-candidatos às Eleições Municipais de 2020.
Além das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, o instituto também cobre as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.
Foto: Prefeitura de Guarulhos