top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Piracicaba é líder no ranking de Cultura da região

1ºTrimestre/2019

Levantamento realizado em 12 municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba mostrou que a cidade tem melhor índice de satisfação na área cultural

Há pelo menos um ano, Piracicaba se destaca nas pesquisas da INDSAT no que se refere à Cultura. Neste trimestre, o município apresentou mais uma conquista: a cidade se posicionou na liderança do ranking geral do segmento neste 1º trimestre de 2019. A lista é composta por 12 municípios da região, pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba.

Com Alto Grau de Satisfação, a opinião dos moradores levou a Cultura a registrar 690 pontos neste levantamento. Este é o melhor resultado já obtido já que, nos trimestres anteriores, o maior índice havia sido de 674 pontos. A maior pontuação foi apresentada no final de 2018.

A região de Piracicaba começou a fazer parte das pesquisas da INDSAT no final de 2017. Durante os dois primeiros levantamentos, a Cultura piracicabana foi classificada com Grau Médio de Satisfação. A partir do 3º trimestre de 2018, o setor começou a receber mais de 662 pontos e passou a ser contemplada com Alto Grau de Satisfação.

A escala da INDSAT vai de 200 a 1.000 pontos. Os segmentos que registram de 500 a 649 pontos recebem Grau Médio, enquanto os setores que recebem de 650 a 799 pontos conquistam Alto Grau de Satisfação. Os índices são calculados a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ou seja, as pontuações refletem exclusivamente a opinião da população piracicabana.

O instituto divulgou que, para 56% dos entrevistados, a Cultura está “ótima” ou “boa”. Avaliações “regulares” foram de 34%. “Ruim” e “péssimo” somam 10%. Mais da metade dos entrevistados estão satisfeitos com a área cultural de Piracicaba.

A análise da INDSAT também apontou que piracicabanos mais velhos são os mais satisfeitos com a Cultura de Piracicaba. Isto é, a aprovação é maior entre moradores com mais de 50 anos de idade. Quando apenas a escolaridade é levada em conta, a satisfação cresce entre pessoas com Ensino Superior.

Cultura e outros 15 serviços públicos são analisados trimestralmente pela INDSAT. O instituto também acompanha a movimentação política dos pré-candidatos às Eleições Municipais de 2020. Ao todo, são estudados 36 municípios do Estado de São Paulo.

Foto: Prefeitura de Piracicaba (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page