Santo André fecha 2018 com Alto Grau de Satisfação em Limpeza Pública
4ºTrimestre/2018
A cidade de Santo André fechou o último trimestre de 2018 com Alto Grau de Satisfação em Limpeza Pública. O levantamento foi realizado pela INDSAT e mostrou que a cidade registrou pontos pelos critérios do instituto.
O Alto Grau de Satisfação é concedido aos serviços públicos que recebem de 650 a 799 pontos. A metodologia da INDSAT estabelece um grau de satisfação que vai de 200 a 1.000 pontos. O cálculo é realizado a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
A Limpeza Pública, analisada separadamente da Coleta de Lixo, começou a ser estudada pela INDSAT no 2º trimestre de 2017. Naquele momento, Santo André registrou 596 pontos e recebeu Grau Médio de Satisfação (classificação dos segmentos que recebem de 500 a 649 pontos). No mesmo ano, a satisfação melhorou duas vezes consecutivas e a Limpeza fechou o período com Alto Grau de Satisfação.
Em 2018, o serviço prestado registrou 599 pontos no 1º trimestre e 645 pontos no 2º trimestre. Conquistando 648 pontos no 3º levantamento do ano, o segmento ficou muito próximo de receber Alto Grau de Satisfação. O resultado esperado veio no fechamento de 2018. Atualmente, o serviço é prestado pela Semasa (Saneamento Ambiental de Santo André).
Aprovação é de 52%
Ao todo, 400 moradores participaram da pesquisa. Do total de entrevistados, 52% disseram que a Limpeza Pública é “ótima” ou “boa”, 28% responderam que é “regular” e 20% afirmaram que é “ruim” e “péssima”.
Na próxima segunda (15), a INDSAT vai começar uma nova rodada de divulgação de pesquisas. Os dados são referentes aos levantamentos realizados no 1º trimestre de 2019. Neste ano, o instituto também começou a divulgar os primeiros resultados da corrida eleitoral para 2020. O objetivo é acompanhar a movimentação política-eleitoral até outubro do ano que vem.
Foto: Semasa