Guardas Municipais de Sorocaba e São José são as melhores avaliadas

05/04/2019

4ºTrimestre/2018

Sorocaba e São José dos Campos têm as melhores Guardas Municipais, segundo pesquisa divulgada pela INDSAT no último trimestre de 2018. O levantamento realizado nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo apontou que as líderes do ranking receberam exatamente a mesma pontuação.

 

Com 607 pontos, as cidades receberam Grau Médio de Satisfação e disputam a 1ª posição da lista geral. Ambos os municípios têm 52 pontos de folga da 3ª colocada São Bernardo do Campo. Ao todo, 7 cidades foram classificadas com Grau Médio e três municípios receberam Baixo Grau de Satisfação.

 

LEIA TAMBÉM: INDSAT INICIA NOVA RODADA DE DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS NO PRÓXIMO DIA 15

 

Analisada separadamente pela INDSAT, a Guarda Municipal também pode ser relacionada a outros segmentos como Segurança Pública, por exemplo. Medir a sensação de segurança nas cidades, por sua vez, permite fazer uma análise de áreas como Qualidade de Vida, Educação e Geração de Empregos.

 

Para calcular o índice de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”,”ruim” e “péssimo”. A pesquisa ouviu 600 entrevistados.

 

Mesmo com índices de satisfação semelhantes ou idênticos, aprovações e reprovações dos segmentos podem variar nas cidades. Em Sorocaba, 32% responderam que a Guarda da cidade é “ótima” ou “boa”. Já em São José dos Campos a aprovação é de 39%. Como as avaliações “regulares” variam e todos os critérios avaliativos possuem peso diferente, os índices de satisfação se igualaram.

 

Evolução

 

Este é o melhor índice de satisfação registrado em Sorocaba. As pontuações da Guarda ficaram entre 511 pontos e 631 pontos do 2º trimestre de 2017 para cá. O menor índice havia sido registrado no 3º trimestre de 2017 e melhor resultado foi obtido no 1º trimestre de 2018.

São José dos Campos apresentou índices que foram de 563 a 634 pontos do 3º trimestre de 2017 ao 4º trimestre de 2018. Sempre com Grau Médio de Satisfação, a Guarda atingiu seu melhor resultado no 2º trimestre de 2018. Já o menor índice foi registrado no 3º trimestre de 2017.

Além da Guarda Municipal, outros 15 serviços públicos são analisados trimestralmente pela INDSAT nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. O instituto também já começou a divulgação dos primeiros resultados da corrida eleitoral para 2020.

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Cultura tem Alto Grau de Satisfação em Jaguariúna

14/11/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo