top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

INDSAT inicia dia 15/04 divulgação dos índices de 2019; números devem apresentar fortes mudanças

Entenda mais sobre o trabalho de captação, análise e divulgação de resultados

Sempre com foco no estudo da satisfação com os serviços públicos, a INDSAT vai iniciar uma nova rodada de divulgação das pesquisas trimestrais realizadas em 36 municípios do Estado de São Paulo no próximo dia 15 de abril. Os dados referentes ao 1º trimestre começarão a ser publicados diariamente no site oficial do instituto e terão um papel importante na análise da opinião pública sobre a qualidade da prestação dos serviços públicos diante do novo cenário político nacional.

Os últimos levantamentos divulgados pela INDSAT em 2019 se referiam aos estudos realizados no 4º trimestre de 2018, momento em que deputados, senadores, governadores e presidente eleitos ainda não haviam tomado posse. Apesar de as pesquisas retratarem a realidade municipal, o instituto pretende promover a fiscalização da qualidade dos serviços públicos frente às alterações significativas na equipe de governo, assim como os novos parlamentares estaduais e federais que foram eleitos.

Nesta semana, a INDSAT divulga informações sobre o fechamento de 2018. As pesquisas mostram quais são as melhores áreas das cidades e quais municípios se destacam em cada um dos 16 serviços públicos. Além de apresentar o grau de satisfação e o índice de aprovação, o instituto elabora o ranking geral dos segmentos para facilitar a comparação entre os municípios.

Os levantamentos são realizados nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo (Campinas, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba); em 12 municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba (Araras, Capivari, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Gertrudes e São Pedro); e nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, além de Campinas).

Além de analisar serviços públicos como Saúde, Educação, Transporte, Coleta de Lixo e Iluminação Pública, a INDSAT também busca compreender a percepção dos moradores em relação a questões como Segurança Pública, Qualidade de Vida, Geração de Empregos, Câmara Municipal e Administração Pública.

Outro destaque da INDSAT é a divulgação sobre os primeiros resultados da corrida eleitoral nos municípios. O instituto já começou a publicar dados sobre as Eleições Municipais de 2020 e pretende acompanhar a movimentação político-eleitoral das 36 cidades até outubro do ano que vem.

METODOLOGIA

O grau de satisfação dos serviços públicos é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação criada pela INDSAT. O cálculo é baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Em cada município, 400 moradores são entrevistados, exceto nas 10 maiores cidades, em que 600 pessoas respondem às pesquisas.

Para cada percentual de “ótimo”, o segmento conquista 10 pontos. Para cada percentual “bom”, são somados 8 pontos. Cada avaliação “regular” recebe 6 pontos. Já para cada percentual de “ruim”, o setor registra 4 pontos. Cada “péssimo” soma 2 pontos. Entenda melhor clicando aqui.

HISTÓRIA

Em 2013, os fundadores da INDSAT utilizaram o cenário de manifestações pelo Brasil para entender, de forma mensurável, o grau de satisfação da população em relação à qualidade dos serviços públicos prestados nas cidades. Com alto rigor metodológico exigido pelo mercado, o instituto acredita que só é possível promover melhorias necessárias quando agentes políticos, prestadores de serviços e cidadãos estão bem informados.

Assim, as avaliações feitas pelos moradores são transformadas em notícias que incentivam o debate e a interação pelos próprios internautas. A população tem em mãos um material gratuito e baseado em dados estatísticos para que, dessa forma, entendam, discutam e tirem suas próprias conclusões a respeito do que o poder público tem de fato oferecido aos cidadãos.

Os materiais da INDSAT já foram destaques em veículos de comunicação como a EPTV Campinas e SP Record e são reproduzidos ocasionalmente por jornais da região de Piracicaba e Campinas. O trabalho realizado pelo instituto é referência no mercado porque chega aos políticos ao mesmo tempo que é acessível para toda a população.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page