top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

De 16 serviços públicos prestados em Indaiatuba, 14 têm ao menos Alto Grau de Satisfação

4ºTrimestre/2018

Trimestralmente, a INDSAT busca entender o nível de satisfação com 16 serviços públicos prestados nos municípios do Estado de São Paulo. No último trimestre de 2018, o instituto constatou que a cidade de Indaiatuba foi classificada com ao menos Alto Grau de Satisfação em 14 setores diferentes. O resultado é satisfatório, visto que apenas duas áreas receberam Grau Médio de Satisfação.

Do total, dois serviços públicos foram contemplados com Grau de Excelência, melhor classificação atribuída pela INDSAT. Coleta de Lixo e Abastecimento de Água somaram índices superiores a 800 pontos e são os melhores segmentos avaliados pelos moradores.

Os setores que receberam índices mais baixos foram Trânsito (594 pontos) e Geração de Empregos (531 pontos). Nenhuma das áreas de Indaiatuba recebeu Baixo ou Baixíssimo Grau de Satisfação.

Coleta e Abastecimento lideram ranking de serviços

Indaiatuba foi uma das cinco cidades que receberam classificação máxima em Coleta de Lixo pela metodologia INDSAT. Prestado pela Corpus, o serviço registrou 825 pontos se mantém na melhor posição do ranking de serviços da cidade desde 2017.

Já o Abastecimento de Água, de responsabilidade da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), somou 822 pontos. É o melhor índice registrado em 2018.

Iluminação, Guarda Municipal e Câmara se destacam por evolução

Três segmentos analisados pela INDSAT se destacaram no ranking por apresentar crescimento nos índices de satisfação. A Iluminação Pública sempre registrou índices maiores que 700 pontos mas, desta vez, atingiu o melhor resultado em toda a série histórica do instituto: 792 pontos. O serviço está a apenas oito pontos da Excelência.

O trabalho da Guarda Municipal, que é avaliada separadamente da Segurança Pública, ficou com 763 pontos neste trimestre. A satisfação também é alta e o resultado do levantamento é o melhor desde o 3º trimestre de 2017, quando o setor começou a ser incluído no questionário da INDSAT.

A Câmara Municipal, que começou a fazer parte das pesquisas no 2º trimestre de 2017, recebeu sua pontuação mais alta na última pesquisa de 2018. Até então, a satisfação com o legislativo da cidade apresentou oscilações que foram de 619 a 693 pontos.

Saúde e Segurança têm Alto Grau de Satisfação

A Saúde Pública e a noção de percepção com a Segurança são, na maioria das vezes, consideradas insatisfatórias para os moradores entrevistados pela INDSAT em outros municípios do Estado. Em Indaiatuba, porém, a realidade é outra: ambos os setores têm bom histórico de aprovação desde meados de 2017.

Desta vez, a Saúde Pública registrou 661 pontos. O índice é semelhante a outros resultados alcançados anteriormente. No primeiro levantamento realizado em 2017, o setor chegou a alcançar 698 pontos. No 3º trimestre de 2018, a Saúde atingiu 694 pontos.

A Segurança Pública, segmento que ajuda no entendimento sobre a percepção da sensação de segurança na cidade, também recebeu Alto Grau de Satisfação. Neste trimestre, Indaiatuba apresentou seu melhor resultado desde o início de 2017. Agora, o setor tem 719 pontos.

Entenda a pesquisa INDSAT

Para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Os 400 moradores são entrevistados avaliam 16 serviços públicos prestados nos municípios, além de Câmara Municipal e Administração Pública. Ao final da pesquisa, o instituto calcula o índice de satisfação e rankeia os serviços públicos do melhor para o pior avaliado.

Indaiatuba e outras 14 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) fazem parte da cobertura trimestral da INDSAT, além das 10 maiores cidades do Estado e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.

Foto: Prefeitura de Indaituba (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page