top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Guarulhos recebe Alto Grau de Satisfação em Qualidade da Água

4ºTrimestre/2018

A Qualidade da Água de Guarulhos foi contemplada com Alto Grau de Satisfação no último 4º trimestre de 2018. O levantamento realizado pela INDSAT apontou que o serviço de responsabilidade do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) registrou 652 pontos.

Mesmo obtendo o menor índice já registrado, o 2º melhor serviço público avaliado no município garantiu pontuação considerada alta pelos critérios do instituto. A Qualidade da Água está atrás apenas de Coleta de Lixo, outro segmento analisado trimestralmente pela INDSAT.

O serviço avaliado conquista Alto Grau de Satisfação desde o 1º trimestre de 2017, período em que o índice de satisfação chegou a 698 pontos. Nos levantamentos seguintes, a pontuação se estabilizou até o fechamento do ano.

Na primeira metade de 2018, a Qualidade da Água recebeu 675 pontos. No 3º trimestre, o número cresceu para 683 pontos. O Alto Grau de Satisfação é atribuído a segmentos que somam 650 pontos ou mais.

O levantamento também analisa a satisfação com o serviço a partir da segmentação do perfil dos entrevistados. Quando a faixa etária dos moradores é analisada, a satisfação é maior entre pessoas com idades entre 16 e 30 anos. Ao levar em conta apenas a faixa etária, moradores com Ensino Fundamental são as que mais aprovam o serviço.

Guarulhos possui três Estações de Tratamento em funcionamento. Hoje, a cidade tem capacidade de processar 50% do esgoto coletado, subdivididos em sete subsistemas de tratamento de esgoto.

Aprovação é de 50%

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. A partir dos dados obtidos, a INDSAT revelou que a Qualidade da Água de Guarulhos é de 50%.

Do total de entrevistados, 29% disseram que a Qualidade da Água é “regular” e 21% responderam que o serviço é “ruim” ou “péssimo”. Ao todo, 600 pessoas participaram da entrevista.

A Qualidade da Água está entre os dois serviços públicos que conseguiram Alto Grau de Satisfação. A INDSAT busca compreender os níveis de satisfação de 16 serviços públicos na cidade. O Abastecimento de Água é um dos segmentos analisados separadamente pelo instituto.

Guarulhos e as outras nove maiores cidades do Estado de São Paulo fazem parte da cobertura trimestral da INDSAT. A região de Campinas e a região de Piracicaba também são estudadas. Neste ano, o instituto começou a divulgar os primeiros resultados da pesquisa eleitoral para 2020.

Foto: Saae

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page