top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Santo André atinge 700 pontos em Qualidade da Água

4ºTrimestre/2018

A Qualidade da Água de Santo André fechou o ano de 2018 com 700 pontos e Alto Grau de Satisfação. A pesquisa realizada pela INDSAT no 4º trimestre de 2018 mostrou que o serviço prestado pela Semasa está entre os três melhores do município.

A conclusão foi feita após entrevista com 600 moradores. O instituto estabelece o grau de satisfação a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Dos 16 setores analisados em Santo André, a INDSAT apontou que a Qualidade da Água só está atrás de Coleta de Lixo e Abastecimento de Água, segmentos avaliados separadamente pelos moradores.

A escala de pontuação da INDSAT vai de 200 a 1.000 pontos. Se o serviço público registra índices entre 650 e 799 pontos, o segmento é contemplado com Alto Grau de Satisfação. Ao atingir 800 pontos, o setor recebe Grau de Excelência.

O estudo trimestral mostrou que o índice de satisfação obtido no último trimestre é semelhante ao obtido nos levantamentos anteriores. Em 2017, os números ficaram entre 699 e 717 pontos.

Já em 2018, o setor registrou seu menor índice no 1º trimestre do ano (696 pontos) e seu melhor resultado no 3º trimestre (732 pontos). A Qualidade da Água sempre mostrou Alto Grau de Satisfação.

Moradores que têm mais de 50 anos de idade são os mais satisfeitos com a Qualidade da Água, aponta a pesquisa. Ao levar em conta a escolaridade dos entrevistados, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Fundamental.

65% estão satisfeitos

Analisando os critérios utilizados para o cálculo da satisfação, a INDSAT mostrou que 65% dos entrevistados disseram que a Qualidade da Água de Santo André é “ótima” ou “boa”, enquanto 22% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 13%.

A INDSAT analisa os índices de satisfação com os serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Doze municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba e as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas também fazem parte da cobertura trimestral.

No último mês, o instituto começou a divulgar os primeiros resultados da pesquisa eleitoral para 2020. O objetivo é acompanhar a movimentação político-eleitoral das cidades até as Eleições Municipais do ano que vem.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page