Coleta de Lixo de Paulínia tem 74% de ótimo e bom

22/02/2019

4ºTrimestre/2018

Após imbróglios, serviço prestado tem índices considerados altos em 2018

A satisfação com a Coleta de Lixo de Paulínia finalmente se consolidou. Após passar por problemas de gestão em 2017 e apresentar baixo índice de satisfação, o trabalho agora realizado pelo Consórcio Paulínia Sempre Limpa apresenta bons resultados desde o início de 2018. Desta vez, o serviço registrou 74% de “ótimo” e “bom”.

 

O levantamento realizado pela INDSAT no último 4º trimestre mostrou que 20% dos entrevistados disseram que a Coleta de Lixo está “regular”, enquanto 6% responderam que está “ruim” ou “péssimo”.

A partir dos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, o instituto calcula o índice de satisfação do serviço público a partir de uma metodologia exclusiva de classificação.

 

A Coleta de Lixo tem atualmente 740 pontos, em uma escala de pontuação INDSAT que vai de 200 a 1.000 pontos. O setor analisado recebe índices superiores a 700 pontos desde o 1º trimestre deste ano.

 

O índice de satisfação do serviço prestado no primeiro levantamento de 2017 era considerado alto pela metodologia INDSAT. O cenário, no entanto, mudou completamente no levantamento seguinte: o índice caiu para 498 pontos.

 

Nas pesquisas da INDSAT, a Coleta de Lixo se destaca por apresentar índices satisfatórios ou até mesmo de excelência. Na maioria dos levantamentos, o serviço está entre os melhores avaliados dos municípios estudados pelo instituto. Por isso, o Baixo Grau de Satisfação obtido no 2º trimestre de 2017 causou estranheza.

 

Com a resolução de pendências da Prefeitura de Paulínia e a troca de empresas prestadoras do serviço de Coleta, o segundo semestre de 2017 foi de recuperação. Isso porque os números ficaram na casa dos 600 pontos e o segmento foi classificado com Grau Médio de Satisfação.

 

Logo no começo deste ano, a Coleta de Lixo atingiu 745 pontos. O serviço então passou a conquistar Alto Grau de Satisfação (650 a 799 pontos). Enquanto o Baixo Grau é a classificação exclusiva dos segmentos que recebem entre 350 e 499 pontos, o Grau Médio se refere aos setores que têm entre 500 e 649 pontos. Em 2018, os índices ficaram entre 740 e 764 pontos.

 

Agora, a Coleta de Lixo está próxima ao Grau de Excelência. Caso o serviço continue apresentando evolução nos índices de satisfação e atinja 800 pontos, o segmento conquista a maior classificação atribuída pela INDSAT aos serviços públicos.

A Coleta de Lixo está entre os três melhores serviços públicos avaliados no município de Paulínia. Ao todo, 16 diferentes áreas são analisadas. Educação, Saúde e Segurança Pública são pesquisados trimestralmente pela INDSAT nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

 

A INDSAT também realiza pesquisas em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba e nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Neste último mês, o instituto começou a divulgar os primeiros resultados das Eleições Municipais de 2020, visando incentivar o interesse sobre o tema e acompanhar a movimentação político-eleitoral até outubro do ano que vem.

 

 

 

 

 

 

Foto: Consórcio Paulínia Sempre Limpa

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