Transporte Público de Hortolândia recebe Baixo Grau de Satisfação pela 1ª vez
4ºTrimestre/2018

O Transporte Público de Hortolândia foi classificado com Baixo Grau de Satisfação pela primeira vez desde o início de 2017. O serviço público, que sempre recebeu Grau Médio, fechou o último trimestre de 2018 com 489 pontos. O levantamento foi realizado pela INDSAT.
O serviço prestado iniciou 2017 com 542 pontos. A partir de então, o índice caiu e cresceu algumas vezes. O Transporte Público alcançou a maior marca do ano no 4º trimestre de 2017: 574 pontos.
Logo na primeira metade de 2018, o setor alcançou 547 pontos. O índice aumentou para 574 pontos no levantamento seguinte e voltou a cair para 558 no 3º trimestre do ano. Agora, o índice é o menor já registrado.

O cálculo do índice de satisfação é feito a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, foram entrevistados 400 moradores.
Do total de entrevistados, 49% reprovaram o serviço prestado. Ao todo, 24% responderam que o Transporte está “ótimo” ou “bom” e 27% disseram que está “regular”.

O levantamento mostrou que o Transporte Público está entre os cinco piores serviços prestados no município. Quando analisada a faixa etária dos entrevistados, moradores de 31 a 50 anos de idade são os menos satisfeitos com o segmento.

O Transporte Público de Hortolândia é regulado, planejado e fiscalizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A INDSAT analisa os índices de satisfação de 16 serviços públicos em Hortolândia. Educação, Saúde, Transporte e Segurança são avaliados trimestralmente pelo instituto.
As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) fazem parte das pesquisas da INDSAT. Os primeiros resultados da corrida eleitoral para 2020 também começaram a ser divulgados. Doze municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba e as 10 maiores cidades do Estado também estão entre os municípios que fazem parte da cobertura do instituto.
Foto: Portal Hortolândia