Satisfação com a Segurança de Rio Claro é baixa

15/02/2019

4ºTrimestre/2018

Percepção sobre a segurança no município voltou a apresentar resultados insatisfatórios

O índice de satisfação com a Segurança Pública de Rio Claro voltou a ser considerada baixo. Após conseguir se encaixar no Grau Médio de Satisfação em dois levantamentos realizados pela INDSAT durante o 2º e o 3º trimestre de 2018, a área apresentou queda e voltou a fazer parte da zona do Baixo Grau de Satisfação no 4º trimestre do ano passado.

 

A partir da análise do segmento, a INDSAT busca compreender a percepção dos moradores em relação à sensação de segurança no município. O estudo também permite fazer uma relação com outros setores também pesquisados trimestralmente pelo instituto, como Guarda Municipal, Iluminação Pública, Geração de Empregos e Qualidade de Vida. Em Rio Claro, a Segurança Pública está insatisfatória para a população.

 

A área em questão registrou 489 pontos. Esta não é a primeira vez que a Segurança Pública recebe índices inferiores a 500 pontos. Rio Claro já apresentava Baixo Grau de Satisfação no segmento durante o final de 2017 e início de 2018. No 2º trimestre de 2018, o cenário pareceu mudar: o índice chegou a 506 pontos, crescendo mais 11 pontos no levantamento seguinte. A evolução, porém, não se manteve.

O estudo também revelou dados sobre o perfil dos moradores mais insatisfeitos com a Segurança Pública da cidade. A INDSAT segmenta os entrevistados de acordo com sexo, faixa etária e escolaridade.

 

Quando a idade dos moradores é levada em conta, a insatisfação é maior entre pessoas que têm de 31 a 50 anos e menor entre jovens de 16 a 30 anos. Ao analisar somente a escolaridade, pessoas com Ensino Fundamental são as que mais reprovam o Segurança.

Quase metade reprova a Segurança

 

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 400 moradores.

 

O estudo mostrou que 49% da população de Rio Claro afirma que a Segurança está “ruim” ou “péssima”. Do total, 23% disseram que está “regular” e 28% responderam que está “regular”.

Além das pesquisas de satisfação com os serviços públicos, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados das pesquisas eleitorais para 2020. Ao todo, 36 cidades fazem parte da cobertura trimestral do instituto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Qualidade de Vida de Valinhos se aproxima do Alto Grau de Satisfação

03/04/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo